Faça uma procedure com o algoritmo de conversão dentro dele.

Faça uma tabela temporária com os campos o antigos e o  novo campo data.

Posteriormente faça a conversão neste campo com update.

Depois disto gere na nova tabela com os campos com a nova estrutura...

Assim é o mais fácil... e poderá fazer testes antes de executar em produção.