  _____

De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Marcos Braga
Enviada em: quarta-feira, 2 de abril de 2008 20:56
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [oracle_br] duvidas

Oi Elaine,

Vou comentar no próprio email...

Em 02/04/08, Elaine <[EMAIL PROTECTED] <mailto:elaine%40cinbesa.com.br>
com.br> escreveu:

> Gostaria de colocar duas instâncias oracle em um mesmo servidor, onde
> tenho quatro discos, e usaria raid 5.

quanto as duas instâncias tudo tranquilo.

Será que não ia ficar muito pouco para duas instancias, levando em
> consideração que quero dividir tabelas de indices, das duas instancias?

o que deve levar em consideração é o espaço disponível, a quantidade de
datafiles previstos, os tamanhos dos mesmos e a quantidade de partições que
pretende criar para organizar os datafiles.

Os redos e os controlfiles das duas instâncias podem ficar no mesmo
> diretório, separados por pastas com nomes diferentes??

podem sim, sem problemas. O meu conselho é que deixe controlfiles em
"partições" diferentes no disco, pois a intenção de haver mais de um
controlfile é que haja redundância dos mesmos em discos ou partições
separadas para evitar que uma partição se perca e perca todos os
controlfiles ao mesmo tempo.

Acredito que o número de discos esteja pouco para o aumento de leitura e
> escrita neles.3
> O que vocês acham?

não vou negar, RAID5 é um pouco mais lento que um RAID1 ou RAID 0+1, porém é
possível melhorar a performance criando-se partições para dividir o trabalho
de I/O (geralmente, partições diferentes tendem a terem trabalho de I/O
independentes)

Att,

> --
> Elaine C Bastos Silva

Espero não ter falado muita besteira, e se alguém tiver alguma correção ou
melhoria favor informar.

[]'s
Braga