Opâ Luis, bom?

Seguinte. O Datafile dessa tablespace está marcado para crescer
automaticamente?

Pois, se a resposta for sim, na versão 10gR2, o Oracle vai despresar o que
está definido no parâmetro UNDO_RETENTION já que você continua tendo espaço
livre na tablespace de undo. Isso por um lado ajuda, pois você terá "mais
tempo no passado" se você precisar usar as fetures FLASH..ALGUMA COISA.

Uma boa seria você trabalhar com com datafiles AUTOEXTENSIBLE em conjunto
com o parâmetro MAXSIZE.

Mas, qualquer dúvida, estamos ai....

Valews

--