William,

não é o dia inteiro que a máquina fica lenta, somente em alguns
horários que são aleatórios! A questão dos índices sabemos que ele
tem excesso dos mesmos e iremos startar o monitoring usage deles. Mas
acredito que haja algo mais, pois durante quase todo o dia o banco
vai bem. No alert log não aparece nada de anormal, as alternâncias de
Log (  que antes era o gargalo, pois estavam a cada 1 ou 2 minutos
porque o tamanho dos mesmos era de 50M, eu redimensionei para 256M e
aliviou MUITO o banco, pois a alternância acabou acontecendo com
menos frequeência, além também o problema que isso gerada, pois o Arc
não consiguia arquivar os redos em tempo hábil e acabava acontecendo
contenção)estão normais em tempos bons. Ontem mudei o parâmetro
optimizer_mode ( que no 10g o padrão é ALL_ROWS) de ALL_ROWS para
CHOOSE apenas em memória, e parece que adiantou um pouco. O banco não
esta atualmente coletando estatísticas para AWR (
Statistics_level=basic ao invés de typical), irei modificar isso e
tirar snapshots de 15 minutos em intervalos de 1 hora. É importante
salientar que não fui eu quem migrou esta base, onde ela utiliza um
parâmetro chamado use_indirect_db_blocks para (gambiarra) burlar a
limitação da plataforma 32 bits, já que a máquina tem 6G de ram e não
consegue fazer uso mais do que 3 no Windows ( 4 para linux). O Data
Buffer Cache está com  3G:

SQL> select * from v$SGAINFO
  2  ;

NAME                                  BYTES RES
-------------------------------- ---------- ---
Fixed SGA Size                      1290736 No
Redo Buffers                       15482880 No
Buffer Cache Size                3221225472 Yes
Shared Pool Size                  536870912 Yes
Large Pool Size                   159383552 Yes
Java Pool Size                     58720256 Yes
Streams Pool Size                         0 Yes
Granule Size                        8388608 No
Maximum SGA Size                 3992977408 No
Startup overhead in Shared Pool   184549376 No
Free SGA Memory Available                 0

11 rows selected.

SQL> show parameter use_indirect

NAME                                 TYPE        VALUE
------------------------------------ ----------- ---------------------
---------
use_indirect_data_buffers            boolean     TRUE
SQL>

Alguém conhece o uso deste parâmetro? Sabe se ele dribla mesmo o
limite do windows e 32 bits, "pegando" espaços de memória não
contiguos para o Data Buffer Cache?

Vallew.
--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Willian Frasson" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> [...]
> - Consumo de processador
> - Tamanho da SGA
> - Balanceamento de Cargaa
> - Tamanho dos DataFiles
> - Verificação de querys fazendo Full Scan
> - Verificação das triggers
> - Verificação de uso de indices
> - Locks da aplicação
> - Lentidão geral? somente em uma máquina?
> - Uso de ADDM, AWR
> - PGA
> - Número de sessões no banco
> - Tamanho da base em GB
>
> Poste todas essas informações aqui que podemos te ajudar melhor.

ferramentas:

http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14211/diagnsi