Sim Carlos, o link é para Westearn European mesmo, mas não quer dizer
que não funcione para português Brasil. Eu a uso assim inclusive.

O outro download cria o database com o formato UTF8. Dependendo das
linguagens que utilizar para desenvolvimento pode ter alguns conflitos
e problemas de funcionamento. Este é o meu caso, por isso opto sempre
pelo formato do link que te enviei.

Quanto ao seu computador não desligar adequadamente pode ser algo
relacionado com a detecção de hardware. Sugiro para isso procurar
maiores informações numa lista sobre Linux ou mesmo Ubuntu.

Att.
Alex

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Carlos Henrique"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Olá Alex
>
> esse link é para o western european language suport, mas já peguei o
link para portuguese language suport.
> Tenho o ubuntu instalado na minha máquina e quando saio do sistema
para desligar ele não desliga sozinho.
> Existe no ubuntu algum recurso para ativar similar ao windows, pois
a minha fonte do computador é atx ?

(http://download.oracle.com/otn/linux/oracle10g/xe/10201/oracle-xe_10.2.\