De: Júlio César Corrêa <juliotubi...@yahoo.com.br>
Assunto: Re: [oracle_br] ora-01555
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Data: Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 10:36

Há varias maneiras de resolver o problema.

Se você usa UNDO_MANAGEMENT = AUTO ,verifique o parametro UNDO_RETENTION e
aumemente o perido de retenção.

EX.

ALTER SYSTEM SET UNDO_RETENTION = 2400

Caso necessário aumente o tamanho da tablespace de UNDO.

-Aumentando o atual com resize ou auto extend on
-Criando mais um datafile com autoextend on
-Crie uma nova tablepace de undo com um tamanho maior e altere o parametro
UNDO_TABLESPACE para a nova tablespace que você criou.
-Use o Undo Advisor(10g)

Se você usa UNDO_TABLESPACE E UNDO_MANAGEMENT= AUTO  tem dois pontos:

(De acordo com a documentação do Oracle para o 10g)

1.Se a TABLESPACE está com um tamanho fixo.O Oracle faz o ajuste
do parâmetro UNDO_RETENTION para você com base no tamanho da sua UNDO
TABLESPACE.

2. Ou se você usa a sua UNDO TABLESPACE com AUTOEXTEND ,o Oracle faz o
ajuste do parametro UNDO_RETENTION de acordo com a sua transação mais longa
já ocorrida no banco de dados.

Com esta query você vê o ajuste do parametro:

select to_char(begin_time, 'DD-MON-RR HH24:MI') begin_time,
to_char(end_time, 'DD-MON-RR HH24:MI') end_time, tuned_undoretention
from v$undostat order by end_time;

Como um colega citou use a V$UNDOSTAT !

Na V$UNDOSTAT uma das mais importantes colunas é SSOLDERRCNT .
Esta te mostra quantas vezes ocorreu o erro -ORA -01555 .

select to_char(begin_time, 'DD-MON-RR HH24:MI') begin_time,
to_char(end_time, 'DD-MON-RR HH24:MI') end_time,
tuned_undoretention,ssolderrcnt

<ela...@cinbesa.com.br<elaine%40cinbesa.com.br>
<elaine%2540cinbesa.com.br>>> escreveu:

<elaine%40cinbesa.com.br><mailto:
> elaine%40cinbesa.com.br <elaine%2540cinbesa.com.br>>>
>  > Assunto: Re: [oracle_br] ora-01555
<oracle_br%40yahoogrupos.com.br><mailto:
> oracle_br%40yahoogrupos.com.br
<oracle_br%2540yahoogrupos.com.br>>

escreveu:

> [...]
br%40yahoogrupos

com.br/
com.br/>
Package »
PROPRIO

> [...]
> Corporativo: 88524024
>
> “Ninguém deve ter acesso a nada além do
> mínimo absoluto necessário para realizar o

Júlio César Corrêa
IS Technologist - Oracle DBA
http://jccorrea.blogspot.com

“To stay competitive in the tech industry, never stop
learning. Always be on the lookout for better ways of
doing things and new technologies. Our industry does
not reward people who let themselves stagnate”
–John Hall, Senior Vice President, Oracle University