Pessoalmente, prefiro usar datafiles grandes para grandes Bancos.

Eu odeio aqueles Bancos com 2TB de dados divididos em 800 datafiles, em
97 filesystems diferentes. Cada datafile com 2GB ou 4GB, e separados
para índice e dados. Precisa de um DBA só para administrar os datafiles.

E se o storage já faz stripping / balanceamento, até a divisão entre
tablespaces de dados e índices perde mais o sentido ainda.

E cada datafile a mais é um header a mais, um possível ponto de
contenção a mais, embora isso geralmente só é um problema em grandes
quantidades (> 1000).

A dificuldade com datafiles grandes é o backup/restore. Se sua solução
de backup é boa e rápida, não vejo problemas em usar grandes datafiles.

-
Ricardo Portilho Proni
http://portilho.profissionaloracle.com.br

Em Ter, 2009-05-05 às 00:36 +0000, cido_re escreveu:

> Olá a todos.
>
> Tenho o seguinte ambiente --> RAC 10g - 10.2.0.4 - SLES 10 - SAN
> STORAGE
>
> Neste ambiente tenho algumas tablespace com mais de 100Gb que por sua
> vez possuem mais de um arquivo de dados.
>
> Gostaria da opinião dos amigos, meu ambiente permite a utilização de
> bigfiles pois a expansão dos volumes acontecem na camada de storage...
>
> Eu ganho ou perco desempenho tendo um único arquivo para cada
> tablespace? Alguém já testou isso?
>
> Obrigado.
>
> Cordialmente.

> [...]

Responder a