Chiappa, em nome dos interessados, obrigado pelas dicas dos softwares.  E
obrigado, também, pelo SERMÃO.

Eduardo.

From: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:oracle...@yahoogrupos.com.br] On
Behalf Of jlchiappa
Sent: quinta-feira, 7 de maio de 2009 12:46
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Subject: [oracle_br] Re: Otimização de Queries - outras opções e observações

Sim, com certeza anexos de qquer tipo são ** barrados **, proibidos neste
grupo. Bem, além da quest existem ** vários ** outros players nesse campo, como
a Embarcadero com o Optimizer (http://www.codegear.com/article/38347) , a
Confio com o Ignite ! (em http://www.confio.com/opt4_sql_tuning_tool.php ), a
Conquest com o detective
(http://www.conquestsoftwaresolutions.com/index.php?from=SD) , a SoftTree com o
pactão faz-tudo dela em http://www.softtreetech.com/monitor/ ..... Esses são
alguns dos mais conhecidos e antigos no mercado, E a própria Oracle oferece
recursos MUITO interessantes para tunning de SQL no "Tunning Pack", que vc
compra á parte pra usar no OEM, mas de cara ** EU AVISO ** : se por acaso
alguém acha que QUALQUER desses softwares via fazer o trabalho de tunning por
vc, que ao invés de investir em treinamento e estudo é só comprar um desses
caras que os seus "problemas" com SQL estarão resolvidos, sorry mas com quase
TOTAL certeza quem pensa assim vai se dar MUITO mal.... Afinal, vamos e
venhamos, o que esses softs TODOS fazem é seguir uma série de regrinhas, de
métodos gerais de otimização, E se houvese um algoritmo que solucionasse todo
(ou a maioria) dos problemas de performance de SQL, FATALMENTE a Oracle já o
teria embutido, ok ? Esses softs todos são AJUDINHAS, eles te dão sugestões
(nem sempre as melhores), mas NÂO TEM JEITO, a única tool de tunning que
funciona na maioria das vezes é mesmo o cérebro humano equipado com o
conhecimento técnico nece´ssário E com o conhecimento do negócio/aplicativo
sendo melhorado..... Até recomendo, SE a pessoa que está avaliando tais
softwares (que NÂO são baratos!!) tem deficiência de conhecimento/experiência,
eu digo pra usar a grana que ia ser investida nisso e usar pra adquirir o
conhecimento necessário, na maior parte das vezes isso é MUUUUUITO mais efetivo
que qquer software...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br <mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br> ,
"Eduardo Abrantes de Souza" <eduardo.abran...@...> escreveu