O seu banco de dados é Enterprise ou Standard?

 Marcus Pavan.

________________________________
De: wilson edarg <wil...@edarg.com.br>
Para: oraoracle <oraora...@yahoogrupos.com.br>; oracle_br_docs
<oracle_br_d...@yahoogrupos.com.br>; oracle_br <oracle_br@yahoogrupos.com.br>;
oracle-linux-br <oracle-linux...@yahoogrupos.com.br>; gporacle
<gpora...@yahoogrupos.com.br>; oradba_br <oradba...@yahoogrupos.com.br>;
certificacao_oracle <certificacao_ora...@yahoogrupos.com.br>; usuarios_oracle
<usuarios_ora...@yahoogrupos.com.br>
Enviadas: Quarta-feira, 1 de Julho de 2009 8:11:34
Assunto: [oracle_br] BD STANDBY - Urgente

Bom dia amigos.

Pensei bem e analisei as informações passadas pelo amigo Chiappa e realmente
seria um enorme erro eu tentar fazer um espelhamento por compartilhamento de
partição sem a existência de um storage, como foi no debate sobre
redirecionamento de DataFiles. Pesquisei então o espelhamento de banco, na
forma standby database para que se houvesse uma parada no banco de produção, o
standby pudesse assumir e passar a ser o de produção. Para isso encontrei um
tutorial criado pelo amigo Anderson Santiago (http://ruevers. webs.com/
standby.htm) onde percebi que parte deste tutorial foi retirado no Manual do
DBA da Oracle Press, porém de forma mais organizada e resolvi então encarar
este desafio e deixar a configuração de meu banco desta forma. Pois então,
estava indo tudo ok até que comecei a ter problemas nas configurações e para
que os amigos possam me ajudar coloquei passo a passo o que fiz para que possam
me dizer onde estou errando e assim poder
 consertar tudo.

Segue aqui o passo a passo. Mais uma vez obrigado a todos:

1.. Os pré-requisitos para a criação do banco standby, como servidores
fisicamente iguais, sistemas operacionais iguais e Bancos de dados iguais,
foram respeitados, sendo assim: Dois servidores Dell Power Edge monoprocessados
e 4GB RAM, SO Windows 2003 Server Std e bancos Oracle 9i Release 9.2.0.7

2.. O banco de dados de produção está em modo Archive;

3.. Habilitei o banco de produção como Force Logging;

4.. Baixei o banco de produção, copiando manualmente todos os datafiles para o
banco de dados StandBy;

5.. Subi o banco de produção e criei um novo controlfile, o qual movi para o
banco standby;

6.. Criei um novo pfile a partir do spfile, o qual movi para o banco de dados
standby;

7.. Com o arquivo pfile movido para o standby, editei o mesmo criando alguns
parâmetros não existentes e alterando outros existentes.

Os parâmetros criados manualmente e/ou alterados foram:

Conrtol_files= nome do arquivo criado no item 5

db_name=nome do banco de produção

standby_archive_ dest = local de recebimento dos arquivos de redo do bd de
produção

dB_file_name_ convert = ('caminho\arquivo_ bd_produção' ,'caminho\ arquivo_bd_
standby')  Isso para todos os datafiles copiados;

log_file_name_ convert = idem acima, mas para os arquivos de redo.

Log_archive_ dest_1=local de arquivamento dos redo log files

Standby_file_ management= AUTO

Remote_archive_ enable=TRUE

8.. Criei um novo serviço no servidor onde encontra-se o BD de produção, onde
este serviço ficou com o nome do banco standby: "oradim -new -sid orastdy
-intpwd orastdy -startmode manual"

9.. Configurei o listener do banco standby onde adicionei um novo
Sid_list_listener. O global_dbname foi o nome do banco standby e o Sid_name
também. O host ficou sendo o nome do servidor onde encontra-se o banco standby

10.. Parei o listener e reiniciei novamente, onde não tive erros.

11.. Configurei o TNSNAMES do banco de produção, adicionando uma nova entrada
com o nome do serviço criado. O host desta entrada ficou sendo o servidor do
standby e o service_name o nome do banco standby;

Aqui começaram os meus problemas:

12.. No banco standby efetuei no prompt do DOS: set Oracle_sid=banco_ standby
(aqui ok)

13.. Entrei no sqlplus /nolog e conectei-me como sysdba (ok) instance idle

14.. Ao efetuar o startup pfile 'caminho\nome_ pfile' nomount; tive erros e o
banco não sobe, fica no prompt do sqlplus e nada mais faz;

15.. Com isto consigo chegar ao final do tutorial que explica as alterações
finais para o banco standby e de produção que são:

1.. Verificar se o LOG_ARCHIVE_ DEST_n e o LOG_ARCHIVE_ DEST_STATE_ n foram
habilitados no banco standby;
2.. No banco de produção executar: ALTER SYSTEM SET LOG_ARCHIVE_
DEST_2='SERVICE= nome serviço standby' scope BOTH;
3.. ALTER SYSTEM SET LOG_ARCHIVE_ DEST_STATE_ 2= ENABLE SCOPE=BOTH;
4.. Realizar a aplicação dos logs no banco standby: ALTER DATABASE RECOVER
MANAGED STANDBY DATABASE DISCONNECT FROM SESSION;

Como mencionei, no item 12 iniciaram os meus problemas.

A comunicação entre as bases de dados através do NetManager.

Por favor, caso alguém possa me auxiliar a resolver este problema agradeceria
muito. Já pesquisei no Manual do DBA da Oracle Press e outras documentações na
Net e não encontrei a solução.

Grato pela atenção de todos e fico no aguardo de auxílio.

Atenciosamente

Wilson Dutra

http://br.maisbuscados.yahoo.com