Grande Andre,

sim !! sim !! As vezes um FULL TABLE SCAN tem um custo muito menor do que uma
consulta contendo um indice ou prumary key..

Citei a questão dos FULL TABLES ou dos RANGE SCAN com relação aos parametros do
CBO...Existem algumas opções bem específicas nas configuração que mexem
diretamente com os FULL TABLE SCAN...por isso a dúvida :)

Estou começando um trabalho de tuning onde o chiappa ja me deu alguns toques,
devidos ha alguns latchs que tenho na mnha library cache...e sei que grande
parte disso, é culpa de querys mal elaboradas mas, podendo cercar tudo que eu
puder quanto ao banco, seria bom ...

Já li muitas coisas sobre o CBO...sempre coletei as estatisticas de banco e
etc..mas nunca configurei o bendito..ou seja...talvez pudesse etsar ganhando
mais alguma coisa, com relação a performance no plano de execução das querys se
tivesse dando uma olhadinha nele antes....mas antes tarde do que nunca ne !! Rs

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Andre Santos <andre.psantos...@...>
escreveu