Sim, já vi n vezes o fschk não resolver o problema, pois :

 a) o problema pode NÂO ser no disco, como eu disse controladoras, cabos, e
outros itens de hardware Facilmente podem causar probs do tipo I/O error

 b) como o próprio nome diz o fschk (FileSystemCHecK) visa muito mais à reparos
lógicos, NEM SEMPRE (pra não dizer quase nunca... ) ele consegue detectar e
reparar problemas físicos - ok, com ele vc até pode marcar as trilhas que hoje
ficaram ruins como inusáveis, mas se for algo físico (ie, um prato do disco
desalinhado, uma mídia baleada, motor de passo falho, enfim) a causa VAI
permanecer lá, e daqui a pouco VAI se apresentar de novo... Só mesmo um
programa ESPECIALIZADO em hardware para poder fazer testes mais "profundos"...
INCLUSIVE (o que seria um item c) , a maioria desses programas NÂO USA nem
sequer o Sistema Operacional que está na sua máquina (eles Vêm com um SO
próprio), JUSTAMENTE para não ser "tapeado" pelas rotinas do SO, que não foram
"programadas" para testes do tipi, E poder fazer testes no nível mais baixo de
acesso ao hardware, testando muitas vezes não só discos mas controladoras,
cabos, CPUs, placa-mãe, e coisitas quetais, coisas que um SO não é capaz de
fazerm PORTANTO nem os utilitários de SO como o dito cujo ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Josir Gomes" <jo...@...> escreveu