De: jlchiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
Assunto: [oracle_br] Re: Segment SYS_LOB
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Data: Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009, 16:54

afaik que eu saiba lob segments tem seu espaço controlado ** eaxatamente **
como segmentos "normais", ie : uma vez alocado o espaço para o segmento,
absolutamente NÃO adianta vc fazer DELETE dos dados, o espaço CONTINUA marcado
como alocado : isso visa á performance, pois futuros INSERTs/UPDATEs não
precisariam formatar novos blocos, mas sim reusarão esse espaço que já foi
usado no passado pelos dados do segmento... Sendo assim, quando vc REALMENTE
precisar/desejar liberar o espaço não usado mas ainda alocado (porque vc sabe
com 100% de certeza que não mais virão INSERTs/UPDATEs no futuro) , vc tem que
MOVER o segmento, via ALTER TABLE move, INDEX rebuild, DBMS_REDEFINE, etc, é
isso.
E claro, o tamanho dos "pedaços" a serem usados pro LOB são definidos com o
parâmetro de CHUNK na definição do LOB e o extent size nos params de STORAGE
(ou automaticamente se for tablespace LMT sysallocated) , se essas definições
não estão satisfazendo antes de mover os dados REDEFINA o LOB...

--- Em oracle...@yahoogrup os.com.br, kolombesky marco <marco_kolombesky@ ...>
escreveu