Jairo,

A instalação em distro Debian é realmente meio dolorosa, principalmente se
você não está ambientado com o SO. A uns 2 anos eu tive que fazer o parto de
um Oracle no Debian, e estou aqui procurando minhas anotações, pois como foi
um tanto quanto chatinho, eu fiz o "passo-a-passo" pra não sofrer tanto
novamente. Logo, possível é, mas ai vem a questão do suporte que você não
vai ter, pois não estará utizando um SO homologado pela Oracle, o que é um
problema!

Outra coisa, os problemas que tive foi apenas com relação a instalação. O
instalador, de cara verifica se você está utilizando uma distro homologada.
Isso é até fácil de contornar, tem alguns jeitinhos de "enganar" o mesmo.

Como os colegas recomendaram, eu também iria por um caminho baseado nas
distros RH e Suse. Mas a título de conhecimento, hobby, e coisas do gênero,
até vale muito a pena, pois você vai se deparar com alguns problemas
interessantes e com certeza vai ter um aprendizado muito bom!

Bem, vou procurar aki direitinho, e assim que encontrar te mando.

Att,

--
Charly Frankl
http://javadevilopers.blogspot.com/