Olá,

Vou responder o que souber.

1) Pense na seguinte hipótese do motivo da equidade de hardware: se o banco
primário faltar, o standby precisa de um hardware a altura para manter os
serviços ativos em qualidade e disponibilidade semelhantes ao primário. Na
prática, funciona em hardware diferente. O que deve levar em consideração é:
quanto de hardware é aceitável para executar o banco de maneira aceitável.

2) Quanto a licença, estou meio por fora, mas se lembro bem, são licenças
diferentes (uma para cada banco: primário e standby).

3) As questões conceituais que envolvem o nível e modo de proteção
(PROTECTION, AVAILABLE, PERFORMANCE) são bem aplicados em ambientes com mais
de um standby, espalhados em "sites" diferentes. MAXIMUM PROTECTION, como
mencionou de parar o standby, o primário pára, pode ser configurado para não
derrubar o banco primário, porém o banco altera o nível de proteção (isso é
automático). Pense em um ambiente Primário <=> Standby como um ambiente
fracamente acoplado, sem disponibilidade e redundância de rede. Essa é a
realidade de várias empresas, uma boa parte adota um cabo crossover para
efetuar a transferência entre primário / standby (o que já é uma falha). E
outras sequer cogitam em manter um nível de integridade que possa derrubar o
banco primário, caso o standby ou a rede falhe.

Bom..., MAXIMUM AVAILABLE é focado em DISPONIBILIDADE, a transferência de
dados para o standby não é priorizada e caso ocorra algum problema no meio
de transferência (Oracle Net Service) ou com o próprio Standby, a
disponibilidade é preservada, mantendo o banco de dados primário disponível.

MAXIMUM PERFORMANCE (creio que quis dizer esse conceito) preza a
PERFORMANCE, um standby pode consumir recursos do banco primário (como
exemplo: utilizando MAXIMUM PROTECTION). O modo de transferência de dados
para o Standby é assíncrono, portanto não há uma "confirmação" de que o dado
foi devidamente aplicado no Standby.

MAXIMUM PROTECTION é a melhor dos três em nível de PROTEÇÃO, esse modo de
proteção garante que um COMMIT no banco de dados primário precede o mesmo
COMMIT no banco Standby. Na documentação da Oracle é aconselhável utilizar
este nível de proteção contanto que tenha mais de um standby (Se ocorrer
algum problema na rede que demore 10 minutos para ser resolvido, o banco de
dados primário é derrubado para manter o nível de proteção, as vezes isso
não é aceitável).

Agora..., é possível configurar MAXIMUM AVAILABLE para trabalhar como um
MAXIMUM PROTECTION, ativando transferência síncrona e preservando o commit
do standby antes do primário. Se houver alguma falha na rede ou no standby,
o banco primário é preservado e continuará disponível até a solução do
problema.

Caracas...., não sei se consegui ser claro a respeito do ítem 3.

Qualquer dúvida, posta mais.

[]s
Braga