Legal isso.

Comecei a trabalhar com Standby com Oracle Standard One, muita coisa fazia
no braço e não era agradável.

Quando comecei a trabalhar com Data Guard com Oracle Enterprise, observei
que a vida ficou muito mais fácil e vários conceitos que tinha a respeito do
standby mudaram (evoluíram, rssss).

Respondendo ao questionamento da transferência. Também é configurável como a
transferência será efetuada. Você pode criar standby redo log (obrigatóvio
em alguns níveis de proteção). Ou pode deixar que a transferência seja
efetuada após a criação do archive (arquivamento do redo).

Porém, se utilizar standby redolog a transferência não é por redo completo,
observe o exemplo da máxima proteção, para que um commit no primário seja
validado, este é precedido de um commit no standby; portanto não foi
transferido o redo e sim os dados dessa transação. Isso é possível
configurando o modo de transferência. No fim das contas não fica visível
essa transferência e também não há perda de dados.

Na versão 11, veio a opção de compactar os dados da transferência,
melhorando ainda mais a performance entre primário e standby. Efetuei alguns
testes com standby na versão 11.2 e observei que os gaps (gargalos) são
aplicados mais rapidamente que na versão 10.2.

Creio que é isso.

[]s