Oi Robson,

Isso vai muito da política de cada empresa aplicada ao banco de dados.

Onde trabalho temos cinco tipos de usuários: "usuários do sistema" (sys,
system, e features), "usuários donos do schema", "usuários das aplicações",
"usuários do desenvolvimento" e "usuários administradores do banco" (DBAs).

Criamos cinco modelos de roles para atender a esses cinco grupos de
usuários. Cada role com características específicas para atender a cada
grupo, atendendo assim a política de segurança da empresa.

Por exemplo: os usuários desenvolvedores tem a senha expirada de tempos em
tempos com checagem de complexidade de senha, enquanto que os usuários donos
dos schemas são quase que imutáveis (roles mais simples).

Creio que isso dá uma idéia da proposta de utilização de roles.

[]s
Braga

Em 25 de março de 2010 09:24, Robson Muniz (Terra) <rmunizso...@terra.com.br