Chiappa, já agradeço seu retorno.

Irei implementar todas as variáveis, conforme indicado para simulação.  No
caso da NLS_LANG, devo garantir (setando o valor manualmente), que eles vão
estar iguais ao resultado do nls_database_parameters que enviei no e-mail
inicial, conforme abaixo ?

NLS_LANGUAGE AMERICAN
NLS_TERRITORY AMERICA

NLS_CHARACTERSET WE8ISO8859P1

E quanto a leitura do arquivo, realmente não havia ainda utilizado um
editor hexa, e por conta disso baixei o “Hex Editor Neo”, porém, não sei
verificar exatamente se o arquivo está codificado em WE8ISO8859P1.

Abaixo, a visualização do arquivo em editor Hexa, e logo após em editor
comum:

ef bb bf 5a c3 a9 0d 0a 41 6e 74 6f 6e 69 6f 0d     Zé Antonio

0a 49 67 61 72 61 73 73 c3 ba 0d 0a  Igarassú

** Editor comum:

Zé

Antonio

Igarassú

Essa leitura diz algo se o arquivo está codificado em WE8ISO8859P1?  Se não
for, tenho como alterar isso no arquivo ?

Obrigado novamente pela ajuda.

At,

Robson