Sim, quanto á NLS_LANG cheque a Documentação, lá está Referenciado que ela é
composta por :

 LINGUA_PAIS.CHARACTERSET (há alguns componentes opcionais)

 então penso que pra vc ela deveria ser :

 AMERICAN_AMERICA.WE8ISO8859P1

 Para ver que characterset existe num documento é facílimo : vai por metalink,
ABRA a tabela de caracteres WE8ISO8859P1 na nota metalink que te disse, vc vai
ver lá que (por exemplo), Ç é nesse characterset é C7 hexa, Á é C1, assim por
diante , ache no aqruivo onde tem um Ç , um Á, assim por diante e veja se é
isso que está contindo : Se não for vc terá que contactar quem te deu esse
arquivo e ver com ele qual characterset está nesse arquivo... Sabendo isso, vc
pode usar as funções de CONVERT do banco nesses dados , ou terá que pedir pra
quem te deu esse arquivo pra te dar outro...

  Lembro também qur TODO SO tem alguma maneira de codificar o seu prompt texto
de comando, no caso do Windows (por exemplo) é o CHCP, veja na nota metalink
"Code Pages, Fonts and Registry Settings to Display EURO in SQL*Plus on Windows
Client" (Doc ID 152260.1) um exemplo e breve discussão...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Robson Muniz \(Terra\)" <rmunizso...@...>
escreveu