Boas.

 Diariamente eu monitora minhas tablespaces, e conforme os datafiles vão
chegando perto dos 100%, crio novos datafiles. Por excesso de confiança, fui
traido nesse final de semana, achei que um datafile aguentaria trabalhar até
segunda-feira, não deu e a produção teve uma pequena parada até a criação do
datafile.

  Com isso, pensei em fazer o monitoramente automático e criação dos datafiles
automático também. Estou pensando em hora/hora verificar o tamanho das
tablespace, e quando atingir os últimos 300MB para FULL, eu criaria um datafile
para determinada tablespace, mas antes de criar verificaria o espaçamento em
disco também.

  Hoje estou seguindo um padrão definido por mim, de criar um datafile de 2GB
extensível para 2,5GB.

O que acham, dá para eu confiar fazendo dessa maneira automática, é
aconselhável fazer esse JOB? O tamanho dos meus datafiles estão bons?

Banco: Oracle 10.2.0.1
SO: HP-UX.

Márcio.