        De: oracle_br@yahoogrupos.com.br em nome de Márcio Ricardo Alves da
Silva
        Enviada: seg 24/5/2010 08:54
        Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br; gpora...@yahoogrupos.com.br
        Assunto: [oracle_br] criar datafile automatico

        Boas.

        Diariamente eu monitora minhas tablespaces, e conforme os datafiles vão
chegando perto dos 100%, crio novos datafiles. Por excesso de confiança, fui
traido nesse final de semana, achei que um datafile aguentaria trabalhar até
segunda-feira, não deu e a produção teve uma pequena parada até a criação do
datafile.

        Com isso, pensei em fazer o monitoramente automático e criação dos
datafiles automático também. Estou pensando em hora/hora verificar o tamanho
das tablespace, e quando atingir os últimos 300MB para FULL, eu criaria um
datafile para determinada tablespace, mas antes de criar verificaria o
espaçamento em disco também.

        Hoje estou seguindo um padrão definido por mim, de criar um datafile de
2GB extensível para 2,5GB.

        O que acham, dá para eu confiar fazendo dessa maneira automática, é
aconselhável fazer esse JOB? O tamanho dos meus datafiles estão bons?

        Banco: Oracle 10.2.0.1
        SO: HP-UX.

        Márcio.