"Ferramenta"  sendo um programa/API totalmente pronto pra fazer o que vc quer
desconheço, vc TERIA que programar, pouco que seja : vc poderia fazer isso até
mesmo dentro do próprio Excel (se a máquina aonde está a planilha tem client
Oracle instalado e acessa o banco), usando ou VBA ou OLEDB , googleia por
ORACLE PROCEDURE EXCEL VBA EXAMPLES e por ORACLE PROCEDURE EXCEL OO4O EXAMPLES
que vc acha uns tantos quantos....

 Programar no Excel seria a melhor opção, mas se isso por qquer motivo não
puder ser feito, aí creio que a sua próxima opção seria exportar os dados que
precisa do Excel para um arquivo-texto, importar esse arquivo-texto no Banco
Oracle (procure refs para sql*loader E para external tables) , ter o bd Oracle
gerando arqs-texto com os dados (veja por UTL_FILE) e depois transferir esses
arqs pro Excel e os importar no Excel : dá pra fazer Mas não seria o melhor /
mais fácil ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Helder Alves de Oliveira
<helder_olive...@...> escreveu