É, a idéia é essa mesma do PCTFREE : na prática não é os 8192 bytes todos do
bloco que vc tem (pois há dentro de cada bloco um pequeno overhead , coisa de
uma centena de bytes ou algo assim, usada pelo próprio banco pra se controlar),
mas a sua idéia está logicamente correta, o PCTFREE especificaum percentual do
espaço do bloco que fica sem uso no momento dos INSERTs, fica reservado para
eventuais futuros UPDATEs, sim...

 Já pro PCTUSED é correto vc dizer que ele é um limite, é bem isso , mas não é
verdade que ele só é checado após DELETEs : na verdade o bloco começa vazio,
vai sendo cheio pelos INSERTs, na hora que ele encheu o limite especificado
pelo PCTUSED o bd Oracle "fecha" esse bloco, tirando ele da lista de blocos
disponíveis para receberem dados - ele TEM, portanto, que ser checado a cada
INSERT, pra ver se o INSERT encheu o bloco ou não, quando isso acontecer
imediatemente o bloco fica indisponível.... No futuro, cfrme os DELETEs forem
acontecendo mais espaço vai ficando livre no bloco, a hora que o limite do
PCTUSED ficar live o bloco volta pra lista de blocos com espaço,
'abertos/disponíveis', os INSERTs que vierem depois disso podem voltar a usar
esse bloco...

 Uma dica pra vc : sei que vc está no 8i, mas sobre esse assunto o manual
"Oracle® Database Concepts 10g Release 2" no cap. 2 - Data Blocks, Extents, and
Segments , no tópico 'Overview of Data Blocks' explica isso bem, com desenhos
bem legais, melhor do que no Concepts do 8i eu acho...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Dênio Flávio Garcia da Silva <de...@...>
escreveu