Meu caro,

No 11G, com a introdução do MEMORY_TARGET e MEMORY_MAX_TARGET, o Oracle
passa a gerenciar de forma dinâmica tanto a SGA quanto a PGA juntas.
Então, se você poem MEMORY_TARGET=2000M, inicialmente o Oracle pode
distribuir 1300M para SGA e 700M para PGA. Se em um certo momento o
comportamento do banco muda, o Oracle pode dinâmicamente "roubar" memória de
uma área para entregar para a outra, como 1500M para SGA e 500M para PGA.
A Oracle alega que isso aumenta a eficiência do banco já que o Oracle
saberia distribuir isso melhor que um DBA, além de, reduzir trabalho do
cara de ter que mudar os parâmetros em determinados momentos, como por
exemplo para rodar cargas ou relatórios na madrugada.
Claro, que isso nem sempre funciona... em um sistema ERP por exemplo a
cagada pode ser grande... Sou novo na área, mas me deparei uma vez com um
ERP que se quer funcionava com o SGA_TARGET setado, tinha que definir área
por área como mandava o figurino, senão...

Isso aí cara, espero ter ajudado.
Se eu disse alguma besteira por favor me corrijam.

--
Hevandro Veiga
Oracle Certified Associate 11g