Carlos, xo comentar em cima de alguns pontos :

- "Até onde eu sei, o rman faz uma verificação durante o backup e até então eu
confiava exclusivamente nele para me reportar prováveis problemas de corrupção.
"

=> Bad, very Very Bad move, my friend : veja, o conceito do RMAN é que ele
copia blocos do disco, então (é óbvio) ele verifica se o bloco foi lido
corretamente, ele basicamente detecta corrupção FÍSICA portanto - se há
corrupção lógica (ie, o bloco tá legível, mas digamos, por bug ou qquer
problema o cabeçalho do bloco aponta prum lugar inválido, ou o dicionário de
dados não registra um objeto corretamente, enfim) via de regra o RMAN **** não
consegue **** detectar isso... É Por Isso que a nota-mãe do metalink sobre
detecção de corrupção (Best Practices for Avoiding and Detecting Corruption ,
Doc ID 428570.1) Recomenda vc além do backup RMAN fazer um DBV, um ANALYZE de
objetos (o ANALYZE é Totalmente Obsoleto pra coleta de estatísticas, mas
COMPLETAMENTE necessário e válido para análise de estrutura de objetos), fazer
um export... A idéia do export , inclusive, é exercitar o dicionário : como nós
sabemos, o RMAN só quer copiar blocos dos datafiles(ele não se "interessa" se
aquele bloco é da tabela x ou índice y, ele copia os blocos do datafile que
está sendo backupeado), enquanto o export não, ele copia Tabelas e Schemas,
então (obviamente) o export ao contrário Precisa consultar o dicionário pra
"encontrar" as tabelas/índices/constraints/etc a copiar...

- "Realmente só pensei em fazer o dbv com a instância parada, mas como ainda
não surgiu uma janela para tal operação, continuo na minha pesquisa."

=> ok, um DBV offline sempre é legal, MAS enquanto não é possível, vc Sabe que
é totalmente possível rodar um DBV online, com o banco Ativo ??? E óbvio, o
export é online, os ANALYZEs são online, vc tem Sim várias opções pra check
online...

- "Também pensei em fazer via RMAN o block recover, mas fiquei na dúvida se
esse procedimento faz algum tipo de mídia recovery? Se tem algum impacto na
disponibilidade do ambiente, e se eu posso fazer via brtools (é uma base SAP
Solution Manager)."

=> Sim, claro que o RMAN faz mídia recover, ele regrava BLOCOS : o conceito é
Direto, o que o RMAN sabe/conhece basicamente é copiar e ler BLOCOS de
datafiles... Indisponibilidade geral isso não acarreta, mas OBVIAMENTE no
tempinho que levar pro RMAN localizar e ler da fita/disco/whatever o bloco que
será regravado , o objeto em questão VAI ficar inacessível.
 Quanto ao tal do brtools, não sei mas eu TOTALMENTE recomendo vc fazer
recuperação de banco Oracle com as tools Oracle da maneira Recomendada pela
Oracle - no caso do RMAN é usar em linha de comando o utilitário rman , com as
variáveis ORACLE setadas, direitinho...

==> E Ululantemente óbvio : corrupção absolutamente *** NUNCA *** acontece por
si, do nada - nós estamos falando de banco Oracle aqui, não de Clipper/dBASE
que a toda hora corrompia e vc tinha que fazer rebuild... Vc TEM QUE descobrir
a Causa da corrupção (que necessariamente será um problema de Hardware - seja
placa-mãe, placa de rede, I/O, memória -, OU um bug , seja bug no
firmware/drivers, nos software de banco, e/ou no aplicativo...
 Assim, se o teu ambiente é Realmente crítico, vc TEM QUE agendar uma checagem
PROFUNDA do teu hardware, com ferramentas de análise de baixo nível do hardware
(NÂO É só rodar um fsck e achar que tá tudo bem), procurar nos logs/msgs do
sistema/SO por falhas, E também abrir chamados no Suporte da Oracle, do
aplicativo E do SO...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Carlos Alfredo M. Menezes"
<carlos.menezes@...> escreveu

> Colega,
> Realmente só pensei em fazer o dbv com a instância parada, mas como ainda não
> surgiu uma janela para tal operação, continuo na minha pesquisa. Fiz vários
> SQL´s e todos retornam normalmente as linhas, isso é que está me perturbando,
> se tentar fazer o export, dá o erro que comentei. Estou pensando em reiniciar
> a instância, me parece que tem algum BUG a respeito.
>
> Também pensei em fazer via RMAN o block recover, mas fiquei na dúvida se esse
> procedimento faz algum tipo de mídia recovery? Se tem algum impacto na
> [...]

Responder a