Oi colega, seguem as respostas & alguns coments :

> 1- Se o RMAN só detecta problemas físicos, ele é útil para resolver
> corrupções lógicas ?, ou seja, o rman continua sendo executado sem
> problemas, se eu fizer um recvovery a partir deste backup, ele consegue
> corrigir a tabela corrompida apenas no nível lógico?

veja lá : pra ser escrupulosamente Claro, o fato é que o RMAN por si só *** NÃO
*** resolve corrupção editando/corrigindo bloco, ele ** NÃO ** faz análise
alguma do bloco, ** NÃO ** checa formatação/cabeçalhos do bloco ... O block
recover NADA MAIS É do que  simplesmente LER de um backup anterior (feito
PRESUMIVELMENTE antes da corrupção) uma imagem anterior do bloco como estava e
em cima disso aplicar as alterações que houveram para esse bloco (informação
essa que consta nos ARCHIVED REDO LOGS), apenas isso ... Então no seu caso, SE
vc conseguir localizar um backup anterior à corrupção E tiver os archived logs
TODOS daí pra frente, blz, vc vai ter o bloco de volta...
 SE vc achava que o RMAN faz/fazia algum tipo de correção LÓGICA no bloco, pode
despensar, ele é Físico, tannto é que se vc não tiver um backup feito antes da
corrupção (seja lógica ou física) é no soup for you, okdoc ?
 Em termos de correção de bloco (digamos pra uma situação aonde vc não tem a
imagem anterior/backup do bloco antes da corrupção, ou não sabe exatamente
Quando a corrupção ocorreu) o máximo que vc pode fazer é usar o Block Browser
and Editor (BBED) pra correção manual, mas SEMPRE, claro, com a ajuda e benção
do Suporte Oracle...  E lógico, se possível se fazer o DROP e o REBUILD (ou
exportação/importação) dos objetos envolvidos também é outro caminho totalmente
possível, mas que fique Claro, mais uma vez estamos RECONSTRUINDO o bloco, e
NÂO corrigindo o bloco que já existia...

> 2- Infelizmente não consigo rodar o dbv com a instância no ar, o AIX 6.1
> com Oracle 10g e JSF2, está montando as partições onde estão os datafiles
em
> modo exclusivo, tenho que pedir para montar estas partições com a opção
> -cio, já tenho a nota explicando isso;

Ah, ok : na verdade imagino que seja devido ao tipo de I/O solicitado durante a
montagem, cfrme as notas metalink "Dbv Can Not Access Online Datafiles If
Filesystemio_options=Setall Dbv-00100" [ID 360287.1] e "Direct I/O (DIO) and
Concurrent I/O (CIO) on AIX 5L" [ID 257338.1] , né ? Sim, isso é algo que pode
acontecer... Nesse caso, ENQUANTO vc não consegue uma janela pra alterar isso,
use as Outras opções online, como o ANALYZE, o DataPump, o export (se vc
conseguir contornar, com a ajuda do Suporte, o bug que vc relata estar
encontrando no export - o que eu Recomendo, é uma boa prática , como eu falei
antes, o bom do export é que ele exercita, usa mais o dicionário, mais do que
outras opções)... Há sempre também a possibilidade de vc rodar os scripts de
healthcheck internos da própria Oracle, como o hcheck na nota "hcheck.sql
script to check for known problems in Oracle8i, Oracle9i, Oracle10g and Oracle
11g [ID 136697.1] - esses últimos, É Claro, sempre com a ajuda/Suporte da
Oracle....

> 3- O brtools é a ferramenta da SAP para fazer entre outras coisas
> backup/Restore de base de dados Oracle, inclusive integrado com o RMAN, como
> no meu caso, mas não suporta todas as operações possíveis de se fazer como
> no RMAN diretamente.

Colega, eu não uso / não conheço esse cara, vc teria que verificar com o
Suporte da SAP e/ou com pessoas que usem SAP, mas afaik DIFICILMENTE uma tool
de terceiros vai saber fazer TUDO que a tool do fabricante de bancos faz -
normalmente as "integrações" que vc cita são algo num nível mais básico, tipo
backup e restore simples, acho Difícil que a tal tool outra conheça/entenda
Tudo o mais que o RMAn faz , então eu Sugiro que para fazer uma operação de
manutenção interna de banco de dados, vc investigue seriamente a possibilidade
de usar a tool nativa do banco de dados (RMAN), no ambiente e com a sintaxe
recomendados pelo fabricante de banco.

> 4- Já está aberta uma investigação como os administradores de
> hardware/SO/Storage para identificarem o problema.

OK, eu só recomendo :

a. seja ESPECÍFICO , não adianta de PATAVINA vc virar pros caras e dizer "ó,
faz um check aí", vc TEM que Explicitamente dizer : recebi um erro de bloco
corrupto tal no arquivo tal do servidor tal no filesystem tal, bloco esse usado
pelo aplicativo banco de dados Oracle, que roda no account aix tal - por favor,
fazer análise RIGOROSA das mensagens do sistema, dos logs , dos arqs de erro ,
etc, procurando por Evidências de falha no software (SO/drivers/firmware) e/ou
no hardware - e se vc souber o nome dos utilitários aix referentes a isso (tais
como dmesg, errpt, etc, etc) cite também...
 Já pro pessoal que vai fazer o teste de hardware,novamente, seja Explícito :
explica/evidencia pra eles que vc RECEBEU a msg de bloco corrupto , E que o
software que vc usa (banco de dados Oracle) primeiro lê o bloco do disco,
depois o altera em memória , se preciso envia dados via rede pro cliente e
finalmente depois recebe eventuais dados e os gravam no bloco, que vai pro
disco :  assim sendo PODE SER que seja falha em disco corrompendo o que foi
lido/gravado, PODE SER que seja falha nalgum pente de memória, alterando
bits/bytes do que vai ser gravado, PODE SER que seja falha de rede,
enviando/recebendo algum bit/byte alterado... Por isso que vc quer um teste
PROFUNDO de hardware - esses softwares de teste de hardware fazem justamente
isso, gravam uma série determinada de bytes em cada posição da memória, depois
fazem gravações em disco, e conferem bit-a-bit o que foi lido/gravado... No meu
tempo de sysadmin AIX (com a venerável versão 4.x em RISC) já vinha junto com o
servidor um CD com softwares do tipo, aí bastava vc bootar o server com ele em
modo monousuário e seguir o menu : não sei como está hoje, mas o que vc quer é
isso, é um teste PROFUNDO comprovando que o hardware está OK...

b. se quiser vc pode instalar e rodar (até em modo ONLINE mesmo com bd ativo) a
tool Oracle chamada RDA, ela já faz a coleta dos logs todos do banco E da
maioria dos logs do SO, e apresenta depois isso numa página web bonitinha...
Checa no metalink que vc a acha...

c. Outras tools Oracle que vc pode baixar do metalink são :

 => OSWatcher :  ele roda alguns comandos unix (tipo iostat, vmstat, sar)
automaticamente com a frequência que vc indicar e depois gera um relatório - a
idéia aqui é mais ter uma "carga programada", ter o servidor sendo medido
periodicamente , há chances de que eventuais bugs/falhas de hardware causem
diferenças nas medições... Não é chance grande mas a tool é de grátis e não
impõe quase nada de overhead, então é usar sem pensar duas vezes

 => Cluster Healthcheck : vc afaik não diz, mas se for RAC vc pode baixar &
usar esse cara, ele faz uma checagem geral do cluster - não é incomum vc ver
issues estranhas no banco por causa dalgum software externo que seja requerido
pela tua versão/ambiente/instalação, vale a checagem

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Carlos Alfredo M. Menezes"
<carlos.menezes@...> escreveu

> [...]
>
> 4- Já está aberta uma investigação como os administradores de
> hardware/SO/Storage para identificarem o problema.

Responder a