Veja lá, colega : cfrme nós sabemos, ocontrolfile é um ARQUIVO (binário, mas
um arquivo Comum) , que o bd Oracle abre e acessa com a API comum e rotineira
do SO (comandos fopen/fseek e relacionados principalmente, já que o bd Oracle é
feito em C ) , então NÂO ROLA vc ler/abrir/acessar arquivos remotos na rede
automaticamente , vc TEM QUE TER alguma xcamada de software instalada e setada
: pode ser um share samba, pode ser um mount point NFS, pode ser um sharing
Windows, pode ser um filesystem clusterizável/acessível por rede (como o Oracle
OCFS, por exemplo), enfim, há n+1 opções, mas SOZINHO é que o SO não te dá essa
opção,alguma coisa vc tem que instalar/configurar senão SO nenhum te faz isso,
e o bd Oracle é Apenas e Tão somente um "cliente", um Consumidor dos recursos
do SO ...  Essa é a sua resposta, então : vc TERIA que adicionar uma camada a
mais de software, instalar/configurar (o que PODE ser que talvez exija mudar as
permissões nas máquinas-remotas pro usuário que executa e roda o software
Oracle poder acessar - essa necessidade DEPENDE da solução que vc adotar), E
uma vez havendo um path acessível (digamos, \\maquina1\dir1 , \\maquina2\dir2 e
\\maquina3\dir3 ) , aí vc altera normalmente o spfile pra acessar esse path.

 Só lembro que isso ** NEM DE LONGE ** é a melhor e mais recomendada opção :
por melhor que seja a solução de acesso remoto, fazer isso te deixa
ABSOLUTAMENTE refém da performance/estabilidade da rede entre as duas máquinas
, necessariamente adiciona um overhead (que pode ser Considerável), já que em
alguns casos o Oracle grava Constantemente, a cada poucos segundos, informações
nos controlfiles... Não recomendo mesmo, pra mim espelhamento de controlfiles
se faz em volumes/disk devices diferentes E que contenham  solução de
espelhamento de discos por hardware, confiável e rápida , aí sim...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Marcelo Grimberg <marcelogrim@...> escreveu