________________________________
De: Fábio Gibon - Comex System <gi...@comexsystem.com.br>
Para: Lista - Oracle <oracle_br@yahoogrupos.com.br>
Enviadas: Segunda-feira, 6 de Junho de 2011 9:57:15
Assunto: [oracle_br] Teste para validar performance

Pessoal,
           foi feito aqui um outro teste (naquele mesmo banco que o Chiappa
sugeriu 2Gb de redo), o banco é um 11g, rodando num Redhat em uma vm e usando
partições de uma storage (provavelmente com RAID5, mas isto não tenho certeza).
           Vejam o cenário... uma unica tabela origem com 40 milhoes de linhas
(sem índice) e duas destinos (vazias em sem índices, constraints, ...), o
programa de teste é o mesmo, em java, ele foi executado em paralelo (um para
cada destino), então ele faz um select * from origem where rownum <= 10000000 e
para cada linha retornada faz um insert na destino...e comita a cada 10mil
inserts, ou seja, dois selects na origem (simultaneos) e dois inserts
continuos,
um em cada destino, linha a linha.
           Até processou, mas demorou mais que o dobro de um teste com um unico
destino e os eventos de wait que mais predominaram foram:
- log file sync (categoria commit)
- free buffer waits (categoria configuration)

          Então minha dúvida é: isto ocorreu porque o LGWR e DBWR não dão conta
de escrever todo este volume para os redologs e datafiles e a transação fica
aguardando?

          Tem algum tunning antes de ver a questão de melhorar o IO (discos
melhores ou... ASM, ...)?

           * mais um dado: log_buffer = 33472512 (isto é QUASE 32Mb, não
deveria
ser 33554432 para ser múltimo do tamanho de bloco do banco?)

abraços

Fábio Henrique Gibon