Opa friendão, tudo blz ? Então, eu também acho que foi um erro estratégico
quitar desenvolvimento em plataformas - nem que não fossem, como não deveriam
ser mesmo, rentáveis penso que a Oracle por uma questão de imagem deveria ter
segurado as pontas até a versão 12, que em termos já está estourando por aí...

 O que a gente tem que ter bem em perspectiva porém é o tamanho/amplitude da
questão : sobre o Itanium, por exemplo, pra começo de conversa a Oracle **
absolutamente ** não liderou o rebanho :
http://groups.google.com/group/atlanta-linux-enthusiasts/browse_thread/thread/74b72d1797f00c02?pli=1
 mostram que várias gigantes do Linux (como a Canonical e a Red Hat) já tinham
abandonado o barco do Itanium, e
http://forums.theregister.co.uk/forum/1/2009/12/18/redhat_rhel6_itanium_dead/
em 2010 já apontava pro Itanium na prática morto...   Sobre o PowerPC, não se
duvida que com a saída da Apple o grande player no PowerPC era a IBM, que
sempre tem focado muito mais no AIX (que desde a versão 5 anyway já vem se
tornando um mix de linux na prática), então só se pode definir como fraca a
posição do Linux em Power/PowerPC... A própria IBM hoje foca no AIX inclusive
nas suas últimas ofertas de servidores (basicamente com Power6 e Power7) , e
pra AIX o database 11gR2 tá homologado já (tanto pro 6.1 Quanto pro 7.1) , e
até agora o desenvolvimento para AIX então acho que por esse lado tão seguros
os consumidores de PowerPC/Power com AIX - os de Linux para PowerPC vá vinham
perdendo foco Inclusive pela IBM (isso Sem contar os grandes players de Linux,
como as citadas RH e Canonical, que nunca deram muita bola pro linux em
PowerPC), então vejo como uma continuação, uma reação da Oracle à situação
nanica desse caso, Muito Totalmente ao contrário do PowerPC/PowerX com AIX,
esse tá absolutamente vivo e pulsante nas Empresas, por causa da força do nome
IBM ...

 Já sobre o tópico desta thread (ie, possibilidades de continuação de Suporte
do database Oracle no Red Hat linux), estamos falando de número Totalmente
diferentes : o market share da RH é fantasticamente grande entre as Empresas,
absolutamente não vejo condições pra Oracle tentar assumir isso... Eu vejo as
eliminações de add-ons Oracle pro RHEL como um "contra-golpe" na guerrinha
entre as duas
(http://www.linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2011-05-08-007-41-OP-RH&tbovrmode=1
 , e como um 'jogar verde pra ver se colhe maduro' , ie, tentar vender o OEL
como algo superior, mais completo do que o RHEL pra aplicações de banco de
dados Oracle... Eu digo, ainda que o mercado compre isso, basta vc comparar o
market share atual da RH pra vc ver o tamanho da encrenca, não é algo que se
faça em pequeno período, Ainda Que o mercado compre essa idéia, repito...

 Sendo assim, o resumo da ópera é : embora a gente saiba que de cabeça de
executivos da indústria de Ti e de fraldinha de neném a gente nunca saiba o que
vem, imho acho que é uma estratégia segura para o curto-prazo, pra quem está
atualmente ligado à RH e a Oracle por contratos e quetais, apostar que vai sair
sim a Certificação pros releases atuais (ie, RHEL 6 com db 11g), provavelmente
com atrasos , até pra dar uma chance pra estratégia de evidenciar o OEL
funcionar, mas com o tamanho e penetração da RH nas Empresas não se brinca, não
tem como a Oracle não querer participar desse mercado enquanto o OEL não cola
definitivamente...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Anderson Araujo de Oliveira
<a13liveira@...> escreveu