  From: José Laurindo
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, July 27, 2011 10:58 AM
  Subject: [oracle_br] Re: apagar arquivos físico - manualmente

  Bom, Com Certeza ficam referências em disco mesmo após vc removendo os
arquivos componentes de um database (ie,
datafiles+controlfiles+initfile/spfile+tempfiles+passwordfiles) : entre outros,
podem ficar arquivos de lock (ie, .lk e similares), podem ficar segmentos de
memória, pode ficar conteúdo no swap file.... E logicamente, quando vc tenta
startar uma instância (mesmo que seja mal-sucedido), vários processos já sobem
no ato, e esses processos criam entradas no /proc e similares no SO....

  No seu caso, as msgs :

  Oracle Data Guard is not available in this edition of Oracle.

  ORA-00210: cannot open the specified control file

  ORA-00202: control file: '/RM/ctl/CONTROL01.CTL'

  ORA-27086: unable to lock file - already in use

  Parecem *** diretamente *** indicar que vc copiou um initfile de outra
instância E :

  - esqueceu de alterar a localização de controlfiles no "novo" init para
apontar pra nova instância

  - a instância original é EE e a nova instância que vc está tentando criar é
Standard

  não sei se é isso, mas que parece, parece... Anyway, o que eu recomendo pra
vc fazer é :

  1. localize e mate ** TODOS ** os processos internos Oracle que estejam
relacionados à essa instãncia "rm" que vc está tentando criar - peça um :

  ps -ef | grep -i ora_

  e mate tudo que tiver rm no nome

  2. após 1, veja se sobraram outros processos que não sejam relacionados com a
outra instância atualmente ativa : é um

  ps -fu oracle | grep -vi ora_

  (supondo que seja "oracle" o usuário que cria processos no seu server), todos
os PIDs que não estiverem na V$PROCESS da instância ativa devem ser devidos á
tentativa de startup da nova instãncia, mate-os

  3. após 2., veja se os segmentos de memória alocados "batem" mais ou menos
com o tamanho da sua SGA na instância ativa :

  ipcs -m

  se sim, OK, não há segtos "perdidos" causados pela nova instância

  4. agora sim, find a partir do / procurando por arquivos criados e/ou
modificados recentemente pelo user "oracle" , os que tiverem o prefixo "rm"
nalgum ponto do nome devem pertencer à nova instância, remova-os TODOS

  5. não é Obrigatório, mas eu recomendo , pra mais facilidade, que vc REMOVA
os diretórios da nova instância (o admin e seus subs, como bdump.udump, etc) E
os arquivos de audit/trace que possam ter sido gerados pra ela FORA do dir de
admin...

  Feito isso, aí SIM vc pode usar o DBCA pra criar a nova instãncia : é ***
CRUCIALMENTE *** importante que :

  - vc esteja num prompt COM o usuário "oracle"

  - que a variável ORACLE_SID ** esteja ** apontando pro novo SID que vc vai
querer

  - que a variável ORACLE_HOME esteja apontando pro HOME onde estão instalados
os binários que startarão a nova instância

  - que a variável PATH tenha sido criada (com TODAS as demais corretas) como :

  export PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATH

  (óbvio, dependendo do seu shell, o comando pra setar vars pode ser env, set ,
aí varia, use o correto)

  e eu RECOMENDO que ao invés de deixar o DBCA criar pra vc a nova instância do
novo banco, que vc use a opção de ao final pedir pro dbca Gerar os Scripts : aí
é fácil de se editar/corrigir/alterar/verificar o que for .... imho, isso
(estar no controle, ter certeza do que está sendo feito, ter LOGs precisos na
tela, etc) é Vital num ambiente que já tenha uma instãncia criada, e isso vc só
consegue com scripts, a GUI pode te "enganar", imho...

  --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Márcio Ricardo Alves da Silva
<marcio_cbj@...> escreveu

  > Boas.
  >
  > Estou tentando inciar uma instância (startup mount
pfile=/RM/dbs/initrm.ora) e dá o seguinte erro:
> [...]
  >
  > Wed Jul 27 08:28:38 SAT 2011
  >
  > ALTER DATABASE MOUNT
  >
  > Wed Jul 27 08:28:38 SAT 2011
  >
  > ORA-00210: cannot open the specified control file
  >
  > ORA-00202: control file: '/RM/ctl/CONTROL01.CTL'
  >
  > ORA-27086: unable to lock file - already in use
  >
  > HPUX-ia64 Error: 13: Permission denied
  >
  > Additional information: 8
  >
  > Additional information: 14813
  >
  > Wed Jul 27 08:28:38 SAT 2011
  >
  > ORA-205 signalled during: ALTER DATABASE MOUNT
  >
  > Não consigo nem montar a instância pra dropar. Então pensei em apagando os
arquivos manualmente e criar novamente com outro nome, se ficará alguma
referência a essa minha instância.