Amigo,

Acho que nao precisa falar mais nada apos a explicacao chiappa, porem nao
custa palpitar em solucoes.

Solucao1: Vc tbm pode fazer de uma forma mais segura, como vc tem um
terceiro no vc pode utilizar ele como uma maquina ponte.

1 - Vc pode prepar esta maquina ponte com o a nova versao do SO e com o
ultimo release da versao do oracle, apos isso migrar os dados para
homologacao sua e dos usuarios finais.
2 - Apos a Homologacao desta maquina ponte(com o a nova versao do SO e com o
ultimo release da versao do oracle) ai sim, pode migrar a producao para a
sua maquina ponte;
3 - Apos isso prepa o rac nos outros 2 nos com mais tranquilidade dai libera
para testes tbm no rac.

Com isso vc tera um tempo suficiente para homologacao da atualizacao na
maquina ponte e sem riscos.

Obs: É importante para esta situacao é saber se o seu banco vai aguentar a
carga neste nó ponte.

----------------------------

 Solucao2: A Sua ideia tbm eh muito boa, porem caso ainda nao teve a
oportunidade de aplica-la nao aconselharia fazer isto em um ambiente
critico.

Pelo que intendi esse rac de 2 nos passara a ter 3 nos, entao para nao
mecher no mesmo storage que estao os dados de producao, vc poderia tbm
migrar 1 dos seus nos atuais de rac para single-instance FILE SYSTEM. Desta
forma vc estaria *isolando* completamente os dados desta maquina e com isso
trabalharia no storage de forma mais segura.

1 - Com isso vc trabalharia nos outros 2 nos, apos os nos prontos faria as
homologacoes;
2 - Apos as homologacoes migraria a producao que neste momento esta em
single + 11gr1 + rh5.2 + FS para o rac + 11gr2 + rh5.5 + ASM;
3 - Ai sim o terceiro no vc iria estar mais tranquilo ainda para adicionalo
como 3º no;

Obs: Com isso vc so teria indisponibilidade em um momento que eh a virada da
chave de single para o rac.

Espero ter ajudado a ter mais uma possivel solucao, logo aparecera mais
solucoes legais dai vc aplica a que se enquadra melhor com o seu ambiente.

--
Att,

Diego Leite
DBA ORACLE