Bem, vc Não diz a versão do seu database, Não diz se a tablespace é LMT ou não,
o que  *** sempre *** são coisas críticas para o trabalho de DBA, mas seguinte:
se for 10gR2 ou superior vc tem o comando ALTER TABLESPACE nnn DROP DATAFILE
'datafileaserdropado' : ocorre porém que esse comando tem restrições (além,
óbvio, do datafile estar vazio ele não pode dropar o primeiro (nem o único)
datafile da tablespace, a tablespace tem que estar online e read-write -
http://www.idevelopment.info/data/Oracle/DBA_tips/Database_Administration/DBA_16.shtml#Drop%20Datafile%20by%20Oracle%20Releasehttp://www.idevelopment.info/data/Oracle/DBA_tips/Database_Administration/DBA_16.shtml#Drop%20Datafile%20by%20Oracle%20Releasefala
 mais sobre isso) .
 CASO vc esteja em versão inferior à 10gR2, e/ou caia nas retrições, sim : para
dropar o datafile vc terá que colocar o banco em mount, OU então (se a
tablespace é relativamente pequena) vc pode exportar os objetos, dropar a
tablespace e a recriar, re-importando os objetos depois).
  Lembro porém, que, mesmo que vc não possa dropar a tablespace, e nem dropar o
datafile neste momento porque não há janela de manutenção para esse database,
já que o seu objetivo é recuperar o espaço vc TRANQUILAMENTE pode (já que o
datafile está vazio) fazer um SHRINK nele, deixando-o com o mínimo de espaço
possível (8 blocks, normalmente) , aí vc recuperou praticamente todo o espaço
em disco, e na próxima janela de manutenção do database vc aí sim bota ele em
mount e faz o drop efetivo, a nota metalink "How to 'DROP' a Datafile from a
Tablespace" [ID 111316.1] te dá mais detalhes...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Marcio - Yahoo" <marcio_cbj@...> escreveu