Elton,

   Esse erro retorna varios hits no Metalink.

   Pode ser tanto um problema no controlfile como em  algum  backupset
registrado.

   Voce esta recebendo o erro tanto no banco de dados primario como no standby?
Veja se consegue rodar um  resync do catalogo no banco primario sem  erros, e
se os logs do RMAN no seus backups estao completando com successo.
Dependendo do software de backup, ele pode estar retornando status de sucesso
mas pode haver erros dentro do comando do RMAN.

    Na maior parte dos notes há uma recomendação para recriar o controlfile
para remover o registro corrompido. Se for causado por um backupset especifico,
é possivel encontrar esse registro na v$backup_piece e remover só ele do
catalogo, sem  ter de recriar o controlfile.

    Como voce copia os archivelogs para o standby? Está copiando os
archivelogs, backupsets, ou restaura eles da fita direto no standby?

    Como o erro pode estar afetando o seu banco primario também, prossiga com
cuidado. O ideal se o banco nao for grande é fazer um shutdown limpo e uma
copia em cold sem o RMAN, antes de tentar qualquer coisa drastica como recriar
o controlfile. Um  export full ou melhor, dois, também são uma boa ideia, para
o caso de outros problemas aparecerem  e o banco resolver nao subir mais.

Bug 8579188 - CATALOG BACKUPIECE introduces invalid DATE (ORA-1861 produced by
RMAN) [ID 8579188.8]
ORA-01861 on RMAN restore Archivelog (Standby) [ID 1304400.1]
Every Rman Command Generates Error ORA-01861 [ID 791329.1]

Atc,
Luis