Teu Forms 6i é client/server OU web ??? Se for WEB, vc pode usar o parâmetro
(no arquivo de config) chamado  FORMS60_TIMEOUT, que junto com o de heartbeat
vai dar esse efeito de desconectar idle sessions, mas SE for client/server,
isso não funciona, aí pelo Forms não teria outra maneira que não fosse vc
Programar para isso - provavelmente criando um TIMER para x minutos e na
timer-expired vc mostra uma msg pro usuário que se ele não clicar no botão
CANCEL o Fortms será fechado, aí vc starta um novo timer de 1 minuto que ao
expirar verifica se uma variável global de cancelar foi setada pelo botão...
   Eu cheguei a fazer algo assim em algins Forms quando programava, mas imho é
MUITO mais fácil vc usar as features DO DATABASE para desconectar idle sessions
- isso seria feito criando um PROFILE adequado para cada grupo de usuários de
banco.... Cheque na documentação Oracle para os detalhes de sintaxe...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Oscar Wilman Costa Pirez  escreveu