"Toda vez que vou fazer um recover com RMAN, é necessário que seja sempre em
uma nova instância...?"

Não! Somente quando vc quer recuperar apenas uma PARTE de um backup.
O que não é algo comum - o normal é vc querer recuperar o banco de dados
TODO.

A solução que os colegas te passaram, de restaurar o backup em outro banco
de dados
(outro banco de dados, e não apenas outra instância... importante vc
aprender esse conceito também)
é pelo fato de vc querer apenas uma parte do banco de dados.

"...criar duas instância na mesma máquina não diminui o desempenho dos dois
bancos?"

Dependendo do teu hardware, sim!
Claro que se vc tiver um hardware sobrando bastante, ou seja,
super-dimensionado, pode ser
que não faça diferença.
Vc não precisa criar esse novo banco de dados na mesma máquina, pode ser em
outra máquina
(o que seria muito melhor). É apenas algo temporário, pra vc poder fazer o
restore e depois jogar
apenas os dados que te interessam pra produção. Depois pode dropar esse
database se quiser.