Então, colega : para uma tablespace ser colocada como read only, as
transações TODAS que podem estar relacionadas à tablespace em questão precisam
ser encerradas, os blocos TODOS de objetos relacionados com essa tablespace
precisam ser checkpointeados para disco, as tabelas internas do database
precisam ser atualizadas.... É uma operação relativamente custosa mas num
ambiente "normal", rotineiro, não deveria levar tanto tempo assim...
   Penso que existem duas possibilidades que podem estar te interferindo :

   a) o teu servidor e/ou o teu database estão sobrecarregados, com um montão
tão grande de processamento que não 'sobra' capacidade de CPU e/ou banda de I/O
para atender aos checkpoints e às atualizações internas do database,
necessárias para o read only da tablespace

   OU, o que é bem provável,

   b) vc está caindo nos bugs Bug #5688734 e/ou #2227223 , que fazem com que o
ALTER TABLESPACE READ ONLY fique em wait esperando por transações independentes
da tablespace em questão : veja no metalink as descs desses bugs e veja a nota
"Alter Tablespace Read Only Hanging When There Are Active TX In Any Tablespace"
[ID 554832.1] para mais refs, bem como
http://oraexplorer.com/2010/04/alter-tablespace-read-only-hangs/ para checks
relacionados

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Rafael Mendonca <raffaell.ti77@...>