Pois é, Ederson : como eu citei na minha resposta, Se Fosse migração entre
plataformas diferentes mas com o mesmo endian-type/same endianness, aonde a
Ordem De gravação dos bytes em memória ou disco é a mesma, aí realmente
usaríamos o CONVERT, que em si é bem rápido, já que há muito pouco a fazer nos
datafiles em sim, que são os maiores componentes num banco de dados Oracle
normalmente - no máximo provavelmente vai haver alguns poucos ajustes no
cabeçalho do datafile, coisinhas do tipo.... Os blocos de dados dos usuários já
estariam gravados numa sequência legível para a plataforma-destino, não sendo
passíveis de alteração alguma... No caso do colega, porém, ele QUER/PRECISA
migrar para uma nova plataforma com uma ordem de gravação de bytes DIFERENTE da
original, então essa opção de CONVERTER uma cópia de datafiles simplesmente via
RMAN tá fora....

 Daniel, antes de responder a sua dúvida, só confirmando : vc Entendeu que para
vc fazer transport de tablespaces vc ** TEM ** que colocar a tablespace a
trasportar em read-only (que Implica em indisponibilidade para
gravação/alteração/inclusão de dados enquanto isso), ** E ** que além disso os
objetos TEM que ser auto-contidos na tablespace em transporte (ie, eventuais
segmentos logicamente necessários para cada objeto, como LOB Segments, por
exemplo) Precisam estar gravados nessa mesma tablespace em transporte, okdoc ??
Senão vc NÃo Vai poder fazer o transporte, yep ?? Isso tudo está Explícito na
nota metalink recomendada (a "Migration Of An Oracle Database Across OS
Platforms (Generic Platform)" [ID 733205.1]) e nos links dela.... ASSIM SENDO,
torna-se a frisar : SE vc tiver alguma chance de estabelecer, temporariamente
que seja, só para a migração, uma rede de alta-performance e dedicada entre os
dois servers, a opção de DATAGUARD ou similares com envio de dados pela rede **
É ** a preferida, por não ter exigências físicas sobre as tablespaces e poder
ser feita totalmente online, sem indisponibilidade....

   Muito bem, isso posto a sua resposta : primeiro, veja que "criação de
instância" é algo meio impreciso, pois INSTÂNCIA não é algo físico, que vc cria
e que fica armazenado em disco - conceitualmente, uma INSTÂNCIA é o resultado
dos binários Oracle sendo carregados para a memória e lendo os
arquivos/pré-requisitos, como os initfiles, variáveis de ambiente, etc, yep ???
Fosse Windows o SO vc ainda precisaria criar algo a mais que seria o SERVIÇO
WINDOWS que serve de "muleta", mas sendo (como é) unix-like o seu ambiente,
cabou : tenha os BINÁRIOS instalados no servidor-destino com o MESMO EXATO
release e os MESMO patches que no server origem E use os mesmos valores de init
e variáveis/etc no server destino que vc VAI ser capaz de startar uma instância
IDÊNTICA , sim sim ??? Para se provar isso, na tua máquina unix-like que possua
binários Oracle crie um initfile, set as variáveis de ORACLE_HOME, ORACLE_SID e
PATH e manda um startup nomount que vc vai ver que a instãncia VAI ser
inicializada pelos binários SEM que vc tenha que "criar" nada via assistente ou
seja o que for , sim ???
 É Claro, porém, que a instância sozinha não serve de muito, vc TEM que ter um
database para a instância abrir, aqui DATABASE sendo definido como o conjunto
de datafiles+controlfiles+demaisarqsnecessários, né ?? Que fique claro, com
transport de tablespaces vc vai estar adicionando tablespaces de usuário em um
database QUE JÁ EXISTE, vc **** NÃO ***** vai clonar/copiar/trazer o database
do server origem....
  Assim, para que vc crie no server destino um database o mais idêntico
possível ao que eiste no server origem, o procedimento seria :

 1. instale no servidor destino os binários do RDBMS Oracle com o mesmo exato
release (11.2.0.2, iirc da sua mensagem) existente no servidor origem
 2. aplique nesses binários do server destino os MESMOS TODOS patches que estão
aplicados na origem
 3. use no server destino o assistente de criação de banco de dados (que já
cria os pré-reqs para vc poder subir uma instância) para criar um database com
o MESMO NOME e com as MESMAS exatas propriedades (tal como characterset,
linguagem, ordenação, MESMAS features que foram usadas na origem, etc, etc), e
os mesmos parãmetros de inicialização sempre aonde possível (podem haver
alterações por hardwares diferentes entre origem e destino, ou devido à
requisitos do SO), não esquecendo de quando o Assistente perguntar a
identificação de instância vc informa o mesmo ID usado na origem
 4. suba essa instância cujos pre-reqs o Assistente já te criou e com ela abra
o database
 5. transporte uma a uma as tablespaces não-internas/de usuários que vc quer
trazer do banco-origem : é basicamente confirmar via DBMS própria que a
tablespace é transportável no banco-origem, colocar no banco-origem a
tablespace em read-only, copiar os datafiles da tablespace a partir da origem
para o destino (via FTP, copy, RMAN, o que quiser/tiver), copiar os metadados
(a informação de controle, interna) sobre a tablespace a partir da origem para
o destino (normalmente via exportação), trazer os metadados para o
banco-destino (via importação, normalmente) , e é isso...

 legal ?? Dá uma BOA estudada na nota metalink que indiquei, nos links dela E
na documentação que vc acha refs completas e passo-a-passo... qquer dúvida
manda uma msg que a gente pode tentar te ajudar mais.....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Daniel Mello <djnmello@...> escreveu