Pessoal, preciso apresentar um orçamento para um futuro cliente.
Nesse orçamento tenho a solução ERP da empresa onde trabalho e também a
infraestrutura de servidores e Banco de Dados Oracle.

Nessa parte do Banco de Dados, preciso da ajuda de vocês sobre algumas dúvidas
que postei abaixo, porém antes disso algumas informações que acredito serem
interessantes:

• Como a solução é um ERP, se enquadra na categoria OLTP
• Imagino que meu cliente não terá recursos suficientes para bancar a versão
Enterprise Edition do Oracle
• A solução terá um servidor de banco de dados de redundância (idêntico ao
servidor de produção), instalado fisicamente em outro prédio da organização.
• Banco de Dados: Oracle Database 11g Release 2 (11.2.0.1.0)
• Sistema Operacional: Windows Server 2012 x64

1 – Caso opte por manter a disponibilidade com o Oracle Data Guard (versão
Enterprise Editon), faz-se necessário também licenciar o servidor STANDBY ?? É
licenciado com os mesmos valores do PRIMÁRIO ou tem algum custo diferenciado
para um STANDBY que só será usado em caso de falha do primário?

2 – Caso meu cliente opte pela versão STANDARD EDITION ONE ou a STANDARD
EDITION, em ambas consigo implementar o uso de STREAMS e /ou GOLDEN GATE??  Não
são como o Data Guard que só funciona na Enterprise Edition?

3 – Caso meu cliente decida apenas por manter o outro servidor para um possível
RESTORE, assumindo o risco de que ocorrendo um incêndio no prédio onde
encontra-se o servidor de produção, teremos a base apenas do momento do último
backup, como funciona a questão de licenciamento desse servidor secundário.
Também faz-se necessário licenciá-lo?

Obrigado,

Juliano Martinez da Silva
martinez.si...@gmail.com