Então Chiappa.

Entendo suas recomendações, mas a priora não seria tratar "levianamente",
por isso solicitei documentos e indicações aqui do pessoal.
Outra questão é que tenho muito pouca experiência, o intuito mesmo é o
aprendizado, TESTES (de aplicação de patches e procedimentos
administrativos, para validar produtos como tools de Administração e
Desenvolvimento), então talvez nesse caso não seria um ambiente de
"Homologação" seria de estudos mesmo, mas que fosse implementado na
estrutura da Empresa que é toda virtualizada, mas que fosse o máximo
possível de semelhança com a produção, essa foi a recomendação que me
fizeram, liberam eu criar minhas VMs contanto que seja virtualizado em
VMWare.

Fui infeliz na informação inicial, mas peço desculpas...heheheh. :)

Outro ponto que cabe resposta ao Marcus Pavam. Se a oracle não certifica
Oracle RAC em ambiente que não seja Oracle VM, como fica então os ambientes
que já rodam perfeitamente em produção caso seja necessário o suporte?

Inclusive nosso ambiente RAC aqui na empresa são máquinas físicas mesmo,
mas o interesse é o citado mesmo, aprendizado.

Att,

Emerson Martins
DBA Oracle
Oracle 11g Certified Associate