Olá colega,

Mais uma vez, como eu já havia dito, entendi e respeito seu ponto de vista;
:)

Antes de fecharmos este bate papo a respeito do tema, só gostaria de
contribuir com mais algumas informações (note: não trabalho vendendo Vmware
e nem produtos EMC, apenas trabalho como parceiro Oracle, EMC, Bull, HP e
Fujitsu provendo soluções para empresas de telecom):

- A VMWare foi muito esperta neste ponto de suporte à produtos Oracle e
contratou diversas pessoas da equipe de engenharia base da Oracle. Com
isto, montou uma equipe de suporte à Oracle Database e possui uma equipe da
própria Oracle dentro do centro de pesquisa deles (acho que todas estas
grandes empresas possuem estas equipes da própria Oracle dentro dos centro
de testes. Eu conheci a equipe da IBM na França e tive o prazer de
trabalhar com o desenvolvedor líder do srvctl e um cara que trabalhava com
desenvolvimento do RMAN em 2009).

- Para conhecer um pouco mais sobre o suporte Oracle com o pessoal do
VMware, eu recomendo a leitura desta página:
http://www.vmware.com/support/policies/oracle-support.html

- Eu não colocaria virtualização em bases de dados críticas com mais de 8
TB de informação ou que necessitem de mais de 96GB de RAM. Já tive
problemas com virtualização nestes cenários e, apesar de não ter sido com
VMWare, eu não colocaria nenhum tipo de virtualização (até mesmo o da
Oracle);

- Quanto a solicitação de "tente reproduzir em um ambiente real", confesso
que nunca vi isto acontecer. Mas explico melhor o motivo: normalmente
empresas de telecom tem contratos grandes, também conhecidos como ULA
(Unlimited License Agreement) e, uma falha em um equipamento ou sistema
qualquer pode ocasionar um buraco na receita. Como estes contratos com a
Oracle custam milhões, normalmente a Oracle tem um recurso exclusivo
disponível para atender estas empresas e facilitar o escalonamento do
chamado forçando um atendimento. Apenas a título de curiosidade, estas
empresas muitas vezes consegue fazer até, que a Oracle desenvolva um patch
para um Oracle 9i que em "teoria" não tem mais suporte oficial e nem
estendido. Talvez se uma empresa de pequeno porte tente fazer o mesmo, não
tenha o mesmo êxito.

Qquer hora destas marcamos o pão de queijo e o picolé de limão para trocar
experiências sobre virtualização, RAC e afins.

Um abraço,

Fabio