Ah, dois detalhes  adicionais importantes :

 1. quando vc for fazer os testes via sqlplus, EXPLICITAMENTE SETE no prompt
DOs as variáveis de ORACLE_HOME e PATH, não confie nos defaults

 2. normalmente os softwares de controle de rede que eliminam/fecham sockets
(que, INCLUSIVE, podem estar embutidos no teu software de VPN, o que faz
sentido em face do comportamento de não desconectar sessão local) se baseiam em
inatividade : EXPERIMENTE ativar no sql*net o DCD (Dead Connection Detection),
com isso o sql*net periodicamente vai mandar um pequeno probe pela rede
periodicamente, "enganando" o sistema , que vai "pensar" que houve Atividade

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "J. Laurindo Chiappa" <jlchiappa@...>
escreveu

>   A coisa MAIS IMPORTANTE vc não diz : vc perde a conexão, mas EXATAMENTE
> qual mensagem vc recebe ??? E se for uma conexão via sqlplus (que NÂO mascara
> as msgs recebidas do sql*net) ??? E isso acontece com QUALQUER usuário, ou
> não ??? No LISTENER.LOG ou no ALERT.LOG , aparece alguma coisa ?? Ou nos
> diretórios de trace/dump do database server, e/ou nos do PC cliente ??? Nos
> Eventos Windows desse client ?? Nos alerts/mensagens de So do servidor ???
>
>    Bom, ASSUMINDO que a sua conexão é dedicada (ie, não há mts/shared server,
> [...]

Responder a