Explica para a gente : quando vc diz que presencialmente lá no escritório o
problema não ocorre, ** DE QUE MODO ** vc acessa o banco lá ? Vc loga
diretamente no servidor, OU o acessa via alguma máquina cliente interna da
empresa ?? TEM ou não TEM firewall/regras/filtro de pacotes envolvidos quando
vc está acessando de lá, se o acesso não for login direto no servidor Oracle
??? Esse tipo de informação é simplesmente CRUCIAL para podermos dizer algo que
não seja puro palpite....

  Sobre DCD e congêneres :

  a) como eu disse na minha msg anterior, tenha *** CERTEZA *** de que setou o
sqlnet.expire_time na ORACLE_HOME que ESTÀ realmente sendo usada ,
Preferencialmente valorando as variáveis ORACLE_HOME e PATH no prompt de
comandos da janela de onde vc vai disparar o sqlplus (sqlplus porque ele é uma
tool de linha de comando, que NECESSARIAMENTE usa e respeita o setting que vc
fez no promt de comandos)

  b) o valor que vc indica para sqlnet.expire_time é em MINUTOS, e tipicamente
30 minutos é muita coisa para inatividade, tipicamente limitadores de
inatividade em forewall e/ou na rede disparam muito antes disso : tenta com 5
ou 10 minutos, coisa assim

  c) tenta também setar o sqlnet.outbound_connect_timeout para uns 3 segundos ,
veja se isso influi

  d) para ELIMINAR possibilidades, faça os outrs testes que citei, como por
exemplo logar direto no servidor (localmente primeiro , e via ssh/telnet
depois) , e veja se vc ainda cai : se não cair, é Certo que é um fator fora do
database, aí tudo que eu falei de dentro do database (como jobs, profiles, etc,
etc) Automaticamente tá fora

  e) além de olhar o alert e o listener.log (bem como os trace files
eventualmente gerados na máquina-cliente E no servidor) , como eu disse pode te
dar bons insights vc ativar o trace de sql*net e depois o analisar junto com o
pessoal de rede... De mesmo modo, como eu disse, quaisquer tools de net
monitoring/sniffing que eles tenham pode ajudar demais, também

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "ro_warstat" <ro.warstat@...> escreveu

> Boa tarde,
>
> Ontem me detive em descrever o ambiente e faltou a mensagem de erro. hehehe
> A mensagem que está ocorrendo é:
> ERROR:
> ORA-03114: não conectado ao ORACLE
> ID do Processo: 0
> ID da Sessão: 256 Número de série: 17629
>
> Baseado no que o Chiappa e o Rodrigo falarem, em ser ttl no firewall ou vpn,
> questionei a infra se haveria essa possibilidade. A respsota é de que
> possivelmente existe, mas não me deram certeza e nem do tempo que poderia
> [...]

Responder a