Boa tarde,
Gostaria de reavivar este tópico, pois a empresa está para implementar um site
de contingência e estou com algumas dúvidas sobre o licenciamento do standby
database.

Como o banco é Enterprise será usado o Data Guard, no esquema clássico: um
servidor independente no site de contingência sendo atualizado através de um
link dedicado. O standby só será aberto quando ocorrer falha no primary.

Dado este contexto, ao ler a resposta abaixo do Chiappa, entendi que não
haveria necessidade de adquirir licença extra para o standby, já que ele não
ficará ativo para acesso, nem mesmo de consulta.

No entanto, ao ler o documento referenciado
"data-recovery-licensing-070587.pdf", fiquei com a impressão de que não é
assim. Nele são listados 4 métodos:

Backup: O tradicional, para fita ou disco.
Failover: Dois ou mais servidores em "Clusters", sendo um ativo e os outros
passivos, acessando um mesmo disk array.
Standby: O método que descrevi acima e que provavelmente será usado aqui.
Remote Mirroring: Espelhamento de volumes no nível do storage.

No método "Failover" está descrita essa permissão que o Chiappa fala de poder
usar o banco secundário por até 10 dias no decorrer de um ano. Não é nosso
caso, pois haverá um disk array independente no site de contingência.

No método "Standby", me parece, está claro no documento que ambos, primary e
standby, devem estar devidamente licenciados: ". In this environment, the
primary and the standby databases must be fully licensed". Lá não diz que se o
banco não for aberto não precisa licenciar.

Então eu pergunto: alguém aqui implementou recentemente a solução de Data Guard
conforme eu descrevi? Se sim, como ficou essa questão da licença no standby?

Desde já agradeço a atenção.

Att.
Julio Bittencourt

Em Terça-feira, 16 de Julho de 2013 16:59, J. Laurindo Chiappa