Bom dia!
Agradeço as alternativas mas não tem nenhuma das suas suposições aplicadas
a este caso, eu verifiquei todos os objetos que poderiam ser dependentes
mas nenhum estão inválidos, simulei o ambiente criando MV minhas, criei as
tabelas e criei a MV sobre essas tabelas para realizar os  teste, pensando
que poderia ser algo assim, porem a MV ficou invalida também, só que não
pelo refresh, e sim quando insiro um valor na tabela(acabei descobrir isso,
que não é pelo refresh), qualquer insert feito ou alteração realizada na
tabela está deixando a MV invalida.

Essas tabelas não tem dependência nenhumas, não tem problema com permissão
de role, simplesmente foram criadas para fazer esse TESTE, e deu o mesmo
erro.
Verifiquei na Internet vi que tem muitos deste problema, mas as soluções
são paleativas e não definitivas. Gostaria de saber se alguém já passou por
isso e pode me orientar, pensei em ser um BUG, pois só ocorre quando a MV
tem JOIN relacionados, elas funcionam normalmente, mas ficam invalidas.

Agradeço atenção.

Abraços a todos.

--
Abraços,
[...]