Tools são algo meio pessoal, e depende Também de que Orçamento vc tem para as
adquirir, mas algumas sugestões/recomendações que posso dar :

boa tarde pessoal,
Gostaria de algumas sugestões para montagem de um ambiente de desenvolvimento.
Vamos utilizar o Oracle 11g e Postgresql 9.5 como Banco de dados em uma novo
sistema em delphi(argsss), logo já precisamos nos preparar.
O que eu queria era recomendações:

1-Ferramenta de modelagem multi banco e colaborativo

=> A parte do colaborativo é sempre meio fraca, não conheço nenhuma que seja
realmente boa, mas as que vou indicar aqui todas tem alguma coisinha nesse
sentido... O busílis que vc pode encontrar é ser multi-banco com Suporte ao
Postgre : sei que quase todas as alternativas que vou indicar são multi-banco
mas normalmente suportam os grandes RDBMSs, como Oracle/db2/SQLSERVER, vc vai
ter que analisar/pesquisar uma a uma se suportam o Post...
  Pensando em ferramentas pagas eu indico o ErWin ou o PowerDesigner ou o
RationalRose ou o E/R Studio DataArchitect ou o Toad DataModeler ou o DeZign
for Databases. usei muit muito POUCO tools freewares, mas além do Oracle Data
Modeler 9que é bonzinho) e do Open System Architect, tenta os indicados em
http://www.databaseanswers.org/modelling_tools.htm .

2-Ferramenta para debug de funções

=> Bom, dou como GARANTIDO aqui que vc já usa os dois bancos e portanto (já
conhecedor das GIGANTESCAS diferenças entre eles) vai manter versões DIFERENTES
das suas functions/procedures/packages/triggers/etc, usando a linguagem de
programação e as features presentes em cada banco...
 No caso, para debug PL/SQL no RDBMS Oracle eu indico ou o Oracle SQL Developer
(free) ou o PL/SQL developer e/ou o TOAD (esses ambos pagos), no post não sei
dizer

3-Qual linguagem vocês recomendariam para desenvolver essas Regras de negocio?
PLsql, Java, Perl, Phyton, C?

=> Com ABSOLUTA certeza, no RDBMS Oracle o melhor via de regra é se manter
regras de negócio programadas DENTRO DO DATABASE, seja via constraints, seja
via programação PL/SQL em triggers/procs/funcs/packages, então só pode ser
PL/SQL, essa é a linguagem NATIVA para programação interna no RDBMS Oracle...
No post, não sei dizer

4-Pensando em multi banco, qual das linguagens eu poderia aproveitar no
postgresql e também no Oracle que fosse portaveis?

=> Imagino que aqui vc está se referendo à linguagens de programação EXTERNAS
AO DATABASE, que vc vai usar para contruir a INTERFACE COM O USUÁRIO das suas
aplicações, posto que as REGRAS DE NEGÓCIO na sua maiora e os processamentos de
dados vão estar dentro do database : aí pode ser realmente quase que qualquer
uma, já que praticamente TODAS as linguagens modernas possuem métodos de
conexão a ambos os databases

5-Como poderia controlar as versõess de funções?

=> No RDBMS Oracle comumente se usa controle de código fonte no SQL Developer,
http://www.oracle.com/webfolder/technetwork/tutorials/obe/db/11g/r2/prod/appdev/sqldev/srccodexmlext/srccode_otn.htm
 tem um exemplo, mas muitas opções existem : googla por ORACLE SOURCE CODE
CONTROL que vc acha diversas, pagas ou free...

 ==> IMPORTANTE : vc não perguntou mas fique Sabendo que , a não ser que vc se
confirme em usar o básico do básico da linguagem SQL e das features de banco, o
SQL que vc for escrever ** também ** vai precisar via de regra ser versionado
em duas vertentes diferentes, uma para o RDBMS Oracle e outra para o post,
pelas MUITAS diferenças possíveis de se encontrar.... Para facilitar, muita
gente advoga se embutir os SQLs dentro de rotinas PL/SQL (procedures ou
functions, normalmente), não tenho nada contra DESDE QUE isso não implique em
LOOPs/programação linha-a-linha...
  • [ora... Douglas Fabiano Specht douglasfabi...@gmail.com [oracle_br]
    • ... Andre Luiz Reis Marques aandre...@yahoo.com.br [oracle_br]
      • ... Douglas Fabiano Specht douglasfabi...@gmail.com [oracle_br]