Duas informações adicionais a essa thread:

1) A questão de não pagar suporte para ambientes não produtivos ou pagar
licenciamento de um produto mais barato para ter acesso aos downloads não é
bem assim.

Em teoria (em contrato) caso seu banco de dados não esteja em contrato de
suporte você não pode aplicar nenhum patch/patchset nem atualização de
versão que tenha sido lançado depois do cancelamento do seu contrato de
suporte. Isso implica que, digamos que você pague suporte para PRD mas não
pague para DSV/HML, você não poderá aplicar em DSV/HML os patches que foram
aplicados em PRD. Isso faz sentido? Além disso, pagando suporte a um
produto mais barato não te dá o direito de instalar atualizações de
produtos mais caros. Talvez você possa, mas não deve!

2) Você não informou que versão do seu banco de dados você usa (SE, SE1 ou
EE), mas recentemente a Oracle publicou informação que estaria
descontinuando o SE1 e SE, transformando em uma unica versão SE2, e que
licenças de SE1 e SE seriam migradas para SE2 sem custos. Falando de
valores (não sei quão atualizados) estaríamos falando de uma licença de
20k/proc do SE1 ser migrada para o SE2 que custa 80k/proc. E o que isso tem
a ver? Via de regra, se você deixa de pagar o suporte ao seu produto,
quando quiser atualizar ou aplicar patch, etc, você precisará comprar
licença nova (de 80k), caso esteja com o suporte ativo e válido não
precisará comprar nada, simplesmente atualizar.

[oracle_br] <oracle_br@yahoogrupos.com.br>:

> Opa Chiappa, ótima explicação e obrigado pela atenção de sempre.
>

> Em Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2016 15:07, "jlchia...@yahoo.com.br
> [oracle_br]" <oracle_br@yahoogrupos.com.br> escreveu:
>

> Redução de Custos Operacionais Oracle - ref.
> Blz ? Certamente vc já sabe de tudo que vou dizer, mas apenas para
> informação de quem for ler esta thread no futuro, vou detalhar algumas
> opções relacionadas....
>   A primeira coisa a dizer é que há basicamente 3 tipos de pagamentos que
> vc pode ter que fazer para a Oracle no que se refere a databases :
> [...]

Responder a