Opa, bom dia Dalton!

Confesso que não vi o vídeo (aqui no momento não é possível vê-lo...), mas
pelos comentários do Ângelo, deu pra "captar" do que se trata, e
compartilho da opinião/sugestão do Ângelo...

Aqui onde trabalho, estamos migrando de Oracle Forms + SGBD Oracle, para C#
(Microsoft Visual Studio) + SGBD Oracle.

Há toneladas de Packages, Procedures e Functions no banco, o que facilita
por um lado (questão de performance, transações de rede, etc).

Mas a tendência é realmente esta que o Angelo comentou...

Estamos abordando a arquitetura MVC, usando Webservices e rotas restful, em
um novo sistema pra Web, e aos poucos estamos tirando as regras de negócio
do banco, e migrando-as devidamente para as camadas Model/View/Controller.
Ficando o SGBD mais com o papel de repositório de dados mesmo, e não
repositório de lógica e regras.

A princípio, o principal "medo" é que a aplicação se torne lenta. Mas com o
tempo fica similar ou mais performática até, pois vc tem mais recursos para
balancear a carga (API Back-End, Front-End, os Webservices, e o próprio
SGBD também...).

Depois de 15 anos trabalhando com banco Oracle e desenvolvimento procedural
(Forms/Reports), eu admito que tinha uma certa resistência neste ponto de
tirar a lógica e as Stored Procedures do banco... Mas com a abordagem
Orientada a Objetos, e os fantásticos recursos da arquitetura MVC e de
linguagens OO tipo C# ou Java, hoje eu conheço um pouco dos dois mundos, e
posso dizer que a migração é igual injeção, rsrs: Dói, mas cura a sua
aplicação ou Sistema de Gestão de uma forma muito impressionante e positiva.

Minha sugestão: Vá para o caminho de migração da lógica para Webservices e
para a arquitetura MVC, com abordagem restful, e aos poucos vá tirando a
lógica e regras do SGBD, sempre aos poucos para ir analisando a curva de
performance.
Na ponta final, vc terá uma aplicação flexível, menos engessada ou amarrada
ao banco, performática e através de um Hibernate ou nHibernate, vc fará o
mapeamento com o banco, e como "mágica" tudo será devidamente recuperado,
processado nas camadas supracitadas, e posteriormente salvo no banco, que
terá um papel mais de repositório do que de lugar para lógica e regras
negociais...

PS: Mas é assunto que dá pano pra manga, viu? Toda mudança de abordagem,
paradigma, tecnologias, tem este aspecto polêmico. Haja visto que o kernel
de sistemas de muitas corporações gigantes, ainda seja o velho e bom
COBOL...

Abraços!!

--
Atenciosamente,