Tudo jóia ? Sim, alteração no programa (mandando um ALTER SESSION que seja) foi
uma das primeiras sugestões, o colega disse que tá vendo se é possível, se tem
acesso ao fonte, enfim... Inclusive, a proposição original mesmo do colega (ie,
alterar o SQL para que inclua uma função TRANSLATE ou quetais) certamente ***
implica *** alteração no código-fonte, já que certamente o SQL deve estar
escrito dentro da aplicação.....
 Agora, alterações nos dados (ie, UPDATE pra tirar acentos, importar sem
acentos, alterar o programa pra gravar sem acentos, etc) é meio difícil, já que
isso implicaria que os relatórios vão ficar sem acentos, a tela de exibição vai
ficar sem acentos..... Nesse sentido eu acho mais viável vc ter uma coluna
extra sem os acentos, aí vc pesquisa por ela MAS exibe a coluna com os
acentos..... Isso foi também Sugerido, entre n outras possibilidades (inclusive
algumas no próprio banco de dados) vamos ver o que é melhor e o que o colega
decide.....

  • [oracle_br] Duvid... daniel...@gmail.com [oracle_br]
    • RE: [oracle_... 'Schiavini' et...@schiavini.inf.br [oracle_br]
      • RE: [ora... daniel...@gmail.com [oracle_br]