From: "Luciano Stertz" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <palm-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Monday, December 26, 2005 7:01 PM
Subject: Re: RES: [palm-br] Pirataria não!!!!

Areias wrote:
> É verdade. Mas olhando para lista (que trata de Palm) quantas empresas
> brasileiras produzem software para essa plataforma? A referência a
> programas
> pirateados ficou no âmbito dos programas produzidos lá fora que são a
> grande
> maioria no mercado. Afinal quantas empresas brasileiras produzem software
> para PDAs? Quantos de nós pagou por um Agendus, RescoExplorer, ou algum
> joguinho interessante produzido pelo tio San ou pelo tio Bob? De repente
> serve de gorjeta para a conta de 13 Bi.
E qual é a relevância? Se os desenvolvedores são do afeganistão, da
Índia, dos Estados Unidos ou do Brasil, qual a diferenca? São pessoas
que estão trabalhando para te oferecer um software bom, que ajuda no teu
dia-a-dia, talvez que torna o teu trabalho ou o teu cotidiano mais fácil
ou mais divertido. E via de regra as empresas que desenvolvem para Palm
são pequenas, muitas vezes onde os próprios programadores são os donos
da empresa. Ou seja, teu dinheiro não vai para o Bill Gates, e sim para
o desenvolvedor mesmo. É só ver como a palmgear funciona, o
desenvolvedor posta o aplicativo e recebe um percentual sobre as vendas.
Mais direto impossível.
Se tu quiser dar preferência para empresas nacionais para incentivar o
país e as empresas brasileiras, maravilha, melhor ainda. Mas também não
vejo nada de errado em dar dinheiro para as pessoas que conseguem
driblar as limitacões do Palm OS e fazer aplicativos bons e úteis,
estejam onde estiverem.
Respondendo à tua pergunta, existem várias empresas que desenvolvem
para Palm no Brasil. Algumas oferecem produtos de ótima qualidade, como
a HandSoft (http://www.handsoft.com.br/2_1/main.asp). Outros são mais
amadoras, mas tem várias. Para ter uma idéia, veja na página do
palmbrasil, tem uma parte só com aplicativos nacionais.

http://www.palmbrasil.com.br/programas/

> Portanto continuo sugerindo uma enquete para saber quantos participantes
> usam ou já usaram programas crackeados.
Ok, mas qual é o objetivo da enquete? E se todos já usaram, qual seria
a conclusão? Continua sendo ilegal e imoral. E proibido pelas regras da
lista.

Luciano