Olá Valdir,

primeiramente, tomei a liberdade de enviar com cópia para a lista,
pois esse nosso debate com certeza vai ajudar o amigo que quer comprar
a formar opinião sobre a marca, desta forma não escapa ao assunto.
Gostei muito de ter recebido seu email; a discórdia, quando bem
recebida, na maioria das vezes contribui para o crescimento.

por partes:

On 5/12/06, Valdir Souza <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> discordo.
> o numero de usuários da lista nao reflete o numero de vendas de palm, se
> aqui representar mais q dez por cento de usuarios palm e todos falando
> de defeito ai sim seria complicado pra palm.

Valdir, são mais de 5.000 usuários na lista. Grande parte (dos que
escrevem, pelo menos - muita gente fica só na escuta) reclamando de
defeito ou mau atendimento. Você não acha isso expressivo?

Outra coisa, aqui no trabalho posso contar só no meu setor uns 15 que
tem Palm, desses uns dez tiveram algum tipo de insatisfação com a
Palm, seja por defeitos ou atendimento ruim no suporte técnico.

Tem a minha própria experiência, sou usuário Palm a três anos, e
estava satisfeito até novembro do ano passado, quando precisei começar
a usar o suporte (antes disso, nunca tinha ligado para a Palm).

Tem a do meu colega do E2, que escrevi no outro email.

Tem mais um colega, que tem um zire 72 banana com tarja verde...

E por aí vai. Não dá pra ficar lembrando de todos, mas, ultimamente,
você vê muito mais gente reclamando da Palm (da marca, seja dos
aparelhos ou do pós-venda) do que elogiando. E não estou restringindo
o universo aos participantes da lista, conheço pessoalmente muitos
usuários de Palm. E é notável que a insatisfação dos usuários vem
crescendo a cada dia, uma buscada no google esclarece bem isso.
A Palm é top of mind, nisso ela tem mérito, construiu uma marca forte,
por isso vende mais; todo mundo quer comprar um "palm" (na verdade,
ele quer um handheld, mas acha que todos os handhelds se chamam palm -
tem lojas, a banana.com, por exemplo, tá vendendo um "Palm HP Ipaq
Pocket PC RX3115 56MB"), e na maioria das vezes o cidadão nem sabe que
tem "palm" de outras marcas.

> todo mundo q procura a lista ou é pq quer saber como usar um programa e
> tals ou para pedir ajuda. Realmente muita gente aqui tem ou teve
> problemas. So procura ajuda quem tem problema né ? Tem tb os que querem
> aprender e observam as mensagens.

Claro, eu mesmo já tive muita ajuda de membros da lista, e a lista é
livre para que todos expressem suas opiniões, como nós dois estamos
fazendo, e isso é muito bom.
O colega pediu uma opinião sobre a compra de um Palm, e expressei a
minha. E ratifico: só recomendo Palm hoje para os meus inimigos. Dois
Palms, um teclado infravermelho e um carregador com defeito de
novembro do ano passado para cá. Ou seja, quatro equipamentos Palm
quebrados em seis meses; a Palm conseguiu me deixar puto com um troço
quebrado a cada um mês e meio.
Você pode continuar acreditando que eu sou um tremendo pé frio; eu vou
continuar acreditando que os novos equipamentos da Palm não prestam.
E não estou sozinho, aqui na lista mesmo, quem é um pouquinho mais
antigo sabe que tinha muita gente boa que participava e que migrou
para o lado negro (será?) da força.

> se teu palm ta assim, melhor vc passar ele pra frente (vc pode ganhar
> até pois ainda tá na garantia) compra um ppc e mudar de lista.
> cordialmente

Bom, passar um troço que não presta pra frente não é do meu feitio, eu
prefiro jogar ele na parede quando acabar a garantia do que ganhar
dinheiro em cima de um inocente que vai achar que está fazendo o
melhor negócio do mundo. Tô vendendo o Zire 21, porquê ele é bom, isso
é indiscutível. Conheço muitas pessoas que tem o E, e também todos
falam muito bem dele, com exceção do tempo da bateria. Os VX, M cento
e alguma coisa, todos eram bons equipamentos, tanto é que ainda tem
muita gente usando. Mas, do 71 pra cá, a Palm só tem dado tiro no pé.
Acho que o único que escapa é o Treo, é o único que eu estou ouvindo
muitos elogios.
Tem gente que trocou o T5 (excelente, por sinal) pelo TX e tá
arrependido. Aliás, a impressão é de que o pessoal que comprou TX tá
conformado, tipo com medo de admitir que deu um dinheirão num troço
ruim; são comuns comentários do tipo:

"Ah, já tô acostumado com as travadas... "
"Com o  resco locker melhorou muito..."
"É só não usar o Blazer..."

Gente, Palm não tem que travar a toa, e ninguém é obrigado a utilizar
software de terceiros para corrigir deficiências que nem deveriam
existir. E se o resco locker fosse pago e caro? Como ia ser?

É claro que tem palm que nunca deu defeito, mas, isso não é mais do
que a obrigação do equipamento; ninguém em sã consciência daria mais
de mil reais num troço que viesse escrito na embalagem: "Atenção: A
bateria ou a tela se auto-destruirão em 365 dias." Funcionar bem é uma
obrigação, ninguém tem que ser grato à marca por isso, e sim exigir
que isso aconteça. O problema é que comprar um Palm hoje virou uma
loteria; você compra sem saber se vai ser amor eterno ou se vai penar
dependendo do atendimento da empresa.

Realmente, para quem deu sorte, é uma excelente máquina, programas
baratos, milhares de freewares, mas e quem não deu?

O E2 não presta, isso todo mundo tá vendo, só quem não quer ver. Basta
dar uma olhada no histórico da lista que vai se ver um monte de gente
anunciando E2 para vender, peraí, o troço é novo, porquê todo mundo
quer vender? Praticamente, toda semana tem um anúncio de E2 "quase sem
uso, em estado de novo". A Palm tá desovando E2, dando grátis para
quem fizer assinatura de jornal. Estranho, né?

E, como já falei, assim que a garantia acabar, no primeiro defeito eu
faço um ritual de sacrifício do E2 (eu fotografo e mando pra lista,
podem deixar) e compro sim um PPC, estou decidido (só ainda não decidi
qual - liberdade de escolha, que maravilha... no mundo PalmOS só tem a
Palm). Quanto a mudar de lista, assim que a compra do PPC se efetivar.

Um forte abraço,

--
Fabricio Mota
[EMAIL PROTECTED]