Tava conversando com um amigo outro dia sobre esses FAQs em grupos de
discussão. Ele se prontificou e fez tudo, desde recolher os dados até fazer
a página e tal. Tudo sozinho. Aí ele falou no grupo que tinha feito e
tal...... Mas é uma pena, a grande maioria das pessoas não só mal
valorizaram como reclamaram absurdos.
Quando surgiam perguntas que tinham no FAQ no grupo ele indicava pra olharem
lá... Sempre que fazia isso as pessoas reclamavam que tinha-se muita má
vontade no grupo, e que assim não dava... (ele me mostrou os emails, é
revoltante)...
E tinha coisa que não tinha no FAQ mas tinha no histórico da lista. Então,
como é normal, às vezes ele falava, ah dá uma pesquisada no histórico da
lista e tal... Novamente choviam críticas... Mas em que diabos ele tava
errado?! Nada...
É uma pena que as pessoas peçam ajuda como que no imperativo tem hora...  ME
AJUDE AGORA! Não é esse o espírito...
Em muitos casos as pessoas acham que aquilo que elas não sabem (como fazer
"isso" ou "aquilo") no palm (ou em qq outro grupo) é simplesmente fácil.
"Ah, eu não sei, mas com certeza é fácil". Aí elas lançam essas perguntas no
imperativo e reclamam quando você diz que não tá com tempo pra fazer um
tutorial ou porque você não gastou 15 minutos digitando um email enorme com
os passos!
Meu, a grande maioria aqui certamente estuda e/ou trabalha. Tem hora que 15
minutos é muita coisa!!! "Ah, mas com o FAQ facilita!". Humpf, não
necessariamente. A maioria das pessoas desse naipe supra-citada não se dão
ao trabalho de simplesmente olhar no faq ou no histórico da lista... Ou
mesmo uma busca SIMPLES no Google.

Ainda conversando com ele, eu tive que concordar que prefiro ajudar a pessoa
a usar a busca no histórico da lista num email de 10 a 20 linhas (ensinando)
do que sair dando a resposta à sua dúvida CADA VEZ QUE APARECE ESSA DÚVIDA,
o que é feqüente.
Poxa, até porque várias das ajudas/respostas que já dei desde que entrei
aqui, às vezes eu nem sabia a resposta. Fazia uma busca rápida pela net, via
se os resultados eram coerentes e boa. Poxa! Fazer a busca na net por outra
pessoa é o fim da picada... Convenhamos, até onde eu estou errado, me
digam?!
Até porque se uma pessoa aprende a usar o histórico da lista e coisas do
gênero, ela pode ensinar outras, o que deixa a lista mais para assuntos
realmente novos e novidades etc...

Espero não ofender ninguém com este email. Ele não foi escrito enfocado em
dar espinhadas em ninguém em específico. Se você se sentiu ofendido,
desculpe, mas leia novamente e repare que o que aconteceu é que a carapuça
serviu, apenas!

Espero também que o(s) moderador(es) não se sintam ofendidos pela minha
intenção de mandar este email... Mas que convém pensar bem antes de se
gastar um bom tempo fazendo o FAQ (colhendo dados e montando o esquema lá)
pra ser sub-utilizado depois, por puro descaso.

Abraços,

Ricardo

--
"Aprendemos a voar como pássaros, e nadar como peixes, mas não aprendemos a
conviver como irmãos." - Martin Luther King